10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente


10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

Querer aprender algo por conta ficou muito mais fácil, ou menos complicado, com a internet. Com a quantidade de sites e blogs que surgem na rede todos os dias, muitos deles especializados em oferecer cursos de variadas áreas, não é difícil encontrar dicas, tarefas e tutoriais que vão guiar você em um determinado aprendizado.

Caso você se enquadre no perfil daqueles que desejam aprender a programar, mesmo que o básico, para começar a dar os primeiros passos, aqui vai uma lista com 10 sites em que é possível estudar programação.

Uma das áreas nas quais é possível se aprofundar por aqui é a da programação. Aprimorar seus conhecimentos ou começar do zero pode ser algo muito mais simples com o auxílio de um conjunto de ferramentas pensadas especificamente para fixar sequências de códigos e linguagens em seu cérebro.

1. Khan Academy

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

Como uma universidade online, a Khan Academy reúne cursos das mais diversas áreas à sua disposição. O site conta com seções especiais para alunos, pais e professores, permitindo que você use todas as ferramentas da melhor maneira possível conforme suas necessidades.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

Uma das grandes vantagens aqui é o idioma: o site conta com diversos conteúdos traduzidos para o português brasileiro, algo que torna a sua utilização ainda mais simples. Na seção de computação, a Khan Academy possui três subseções: Programação, Ciência da Computação e Hora do Código.

A última alternativa é bem interessante para quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos. Nela, você aprende a criar bancos de dados e páginas da web, além de conceitos básicos de programação, em apenas uma hora.

2. Codecademy

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

Outro site gringo, mas com diversos conteúdos traduzidos para o português, o Codecademy é focado no ensino de programação. Ele conta com vários módulos de ensino, dividindo as “apostilas” e permitindo que você aprenda tudo aos poucos, sempre de acordo com as suas possibilidades.

As opções incluem aprender a fazer um website convencional ou interativo, aprender sobre linhas de comando ou então conhecer linguagens específicas, como Rails, HTML, CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Python e vários outros. Aqui, basta fazer um cadastro (gratuito) e começar a aprender.

E tudo é muito interativo no Codecademy, o que torna o aprendizado ainda mais interessante e divertido. Vale lembrar que é possível continuar a partir de onde parou, como em outros cursos oferecidos pela internet. Então, tome o seu tempo e aprenda a programar.

3. Code.org

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

A Code.org é uma organização sem fins lucrativos que promove a difusão da ciência da computação. Na web, eles mantêm uma série de minicursos e tutoriais indicados especialmente para crianças com idade a partir de 8 anos — mas também há conteúdos preparados para jovens e adolescentes.

Há conteúdos em diversos idiomas por aqui, inclusive português brasileiro, algo sempre capaz de tornar o aprendizado ainda mais fácil para a maioria dos falantes da nossa língua. São inúmeras opções que vão ensinar você sobre as mais variadas formas de programação.

Nesta página, você pode aprender tanto a criar conteúdo direcionado para a web quanto a programar para tablets e smartphones. Até mesmo o desenvolvimento de jogos simples pode ser compreendido por meio dos minicursos oferecidos gratuitamente no Code.org.

4. Code Avengers

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

Sob o lema de “Por que apenas usar a tecnologia quando você pode criá-la?”, o Code Avengers é também um grande repositório de conteúdo para aprendizado de programação. Nesta página, você tem acesso a conteúdo de diversas ordens, podendo desenvolver suas potencialidades de programador de maneiras distintas.

Em suma, isso quer dizer que no Code Avengers você pode aprender a programar para a web (com HTML e CSS) ou então construir aplicativos e jogos (em JavaScript). Assim, não importa qual ramo você pretende seguir, este espaço tem potencial para servir de ponto de partida.

Ele é totalmente gratuito, mas infelizmente não oferece conteúdos traduzidos para o português brasileiro. De qualquer maneira, ele é acessível e conta com mais de 150 horas de lições para você sair dominando com autonomia técnica e conceitos básicos de programação.

5. Don't Fear the Internet

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

A premissa do Don't Fear the Internet é oferecer conceitos básicos de programação voltados para a web a leigos. A partir disso, ele conta com uma série de recursos e conteúdos relacionados à aprendizagem de programação nas linguagens HTML e CSS, as mais comuns da rede mundial de computadores na atualidade.

Até agora, são oito tutoriais em formato de vídeos nos quais a dupla de criadores da página, a ilustradora Jessica Hische e o webdesigner Russ Maschmeyer, trata sobre vários assuntos ligados ao webdesign. A pegada, porém, é justamente a de um material voltado para quem não é do ramo.

Assim, se você entende bem falas em inglês, tem aqui um material bastante rico para começar a trabalhar. Além disso, o conteúdo do Don't Fear the Internet pode servir, inclusive, como apoio para algum curso da área que você já esteja fazendo, na web ou fora dela.

6. Code Combat

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

E se você pudesse aprender a programar por meio de um jogo? Isso mesmo, jogando um game enquanto faz contato com conceitos, códigos e linhas de comando. Pois isso é possível no Code Combat, um jogo bem divertido e totalmente traduzido para o português europeu.

A ideia do jogo, criado por uma equipe composta por 10 pessoas, é oferecer uma maneira divertida e acessível para o aprendizado de programação. Assim, como avisam os desenvolvedores no site oficial do game, você aprende digitando uma porção de linhas de comando enquanto se diverte.

O jogo tem um estilo de RPG, visual de cartoon e é possível até mesmo formar clãs junto com outros jogadores por aqui. Ou seja, se você gosta de MMORPG e quer aprender a programar, talvez tenha encontrado o lugar perfeito, onde tudo isso vai convergir de um jeito bem interessante.

7. Tuts+

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

O Tuts+ (lê-se Tuts Plus) tem uma proposta bastante semelhante à da Khan Academy, isto é, é uma universidade online na qual você encontra uma grande quantidade de cursos das mais variadas áreas do conhecimento, inclusive ciência da computação e programação.

Ele conta com uma boa quantidade de tutoriais gratuitos, mas é um site pago por essência. Assim, é possível fazer uma assinatura de US$ 15 mensais e ter acesso integral a todo o conteúdo oferecido na página. De qualquer maneira, dar uma vasculhada no material gratuito pode ser bem interessante para encontrar itens de grande valia.

Aqui há duas seções de especial interesse para quem quer aprender a programar:  Code e Web Design. Em ambas, há uma série de subcategorias como WordPress, PHP, Android SDK, CSS, HTML e HTML & CSS, então é só navegar e encontrar aquilo que será útil para você.

8. Udemy

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

A Udemy também é uma “academia virtual” em que você tem contato com mais de 30 mil cursos de diversas áreas. O serviço oferece uma série de cursos, alguns deles em português, então é só encontrar aquele que você deseja, avaliar se o conteúdo programático é de seu interesse e fazer a sua matrícula.

O site organiza seu conteúdo em blocos, então basta rolar a página inicial para começar a encontrar os cursos disponíveis. Além disso, há um sistema de busca que pode ser usado para facilitar a sua vida. Vale lembrar que os cursos podem ser pagos ou gratuitos — há várias opções de ambos por aqui.

Outra função interessante e que merece ser lembrada é a possibilidade não somente de estudar, mas também de oferecer cursos por meio do Udemy. Assim, você ensina e aprende pela web, sem sair de casa e nem da frente do computador.

9. Scratch

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, muito conhecido pela sigla em inglês MIT, é uma das instituições de pesquisa e ensino superior mais famosas e respeitadas do mundo, especialmente quando o assunto é tecnologia. Ele possui uma ferramenta online e gratuita para aprendizado, a Scratch.

Por meio dela, você tem contato com uma vasta comunidade de pessoas dispostas a ensinar e a aprender. No meio desse bolo todo há muitos cursos relacionados a programação, então basta procurar e começar a aprender. O site conta com tradução para português, porém nem sempre o conteúdo estará disponibilizado em nosso idioma.

Além de acessar o conteúdo disponível no site, é possível oferecer minicursos. Assim, o Scratch se torna uma grande comunidade para a troca de conhecimento das mais variadas áreas.

10. Android Training

10 sites para você que quer aprender a programar Profissionalmente

A última dica deste artigo é o Android Training, uma ferramenta do Google que oferece tutoriais de aprendizado para programadores a fim de criar programas para Android. Talvez esta não seja a melhor opção para quem está começando do zero, mas aqui há uma série de dicas úteis para quem pretende desenvolver aplicativos para o sistema mobile mais usado no mundo.

A função principal deste espaço é permitir que desenvolvedores obtenham conhecimento sobre detalhes do funcionamento do sistema. Assim, é possível assistir às aulas que vão ensinar você a utilizar tais recursos a favor do seu aplicativo, tornando-o totalmente apto para o ambiente do sistema do Google.

Os conteúdos aqui estão disponíveis de maneira gratuita, porém totalmente em inglês. De qualquer maneira, ele engloba diversas áreas da programação focada no Android e sem dúvida será de grande utilidade para quem cria conteúdo. São inúmeras seções e aulas para você aprender tudo o que precisa.

<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs"

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs" Samsung confirmou que seus aparelhos "Smart TV" estão ouvindo cada palavra do ...
Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Pablo Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...