As maiores e mais assustadoras redes Zumbis (Botnets) da internet


As maiores e assustadoras redes Zombie (Botnets) da internet

As maiores redes zumbi (Botnets) mais assustadoras da internet

Um exército de mortos-vivos causa estragos na Internet – a população tenta reagir, mas nem sempre é fácil porque existem pragas verdadeiramente preocupantes. Em dia de mais um episódio de Walking Dead, dizemos-lhe quais as piores pragas de computadores zumbi que já assolaram a Internet.

Um “computador zumbi” é uma máquina que foi infectada por determinados tipos de malware que permitem um controlo remoto. Assim pode concretizar todas as tarefas que um “cibercriminoso” desejar, sem que o utilizador se aperceba e até mesmo enquanto está a trabalhar ou a jogar. É possível que estes computadores enviem spam, lancem ataques a redes ou até mesmo roubem informações bancárias do utilizador ou de terceiros.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

Eis as cinco principais redes zumbis (Botnet) que mais atacaram os computadores: Por ordem de aparição

As maiores redes zumbi (Botnet) Storm / Setembro de 2007

Este é o malware mais antigo presente nesta lista e obteve muito sucesso numa fase inicial, pelo facto de ser pioneiro na utilização de algumas das tácticas que continuam a ser utilizadas nas botnets mais recentes. Era uma rede enorme, controlando mais de 10 milhões de computadores Windows. Foi também uma das primeiras botnets de grandes dimensões a serem utilizadas para benefícios financeiros dos seus criadores. A dimensão desta rede permitiu inclusivamente que a mesma fosse dividida e vendida a vários criminosos diferentes, para usos maliciosos distintos. Pelo facto deste esquema ser tão lucrativo, esta botnet estava preparada para se virar contra os investigadores anti-malware. Se um investigador se conseguisse ligar ao canal de comando e controlo da botnet, era de imediato atacado, ficando offline e perdendo o acesso à Internet.

As maiores redes zumbi (Botnet) Zeus / Julho de 2007

E se a infecção não afectasse apenas os seres humanos, mas os animais também? O Zeus não era uma botnet que afectava máquinas Windows, mas possuía ainda uma componente que permitia roubar os códigos bancários on-line a partir de uma variedade de dispositivos móveis infectados (Symbian, Windows Mobile, Android e Blackberry). Embora em 2012, os Estados Unidos tenham conseguido eliminar a botnet, os seus autores originais não cruzaram os braços e usando algumas peças de código criaram o Gameover Zeus, que o FBI e os seus parceiros estratégicos conseguiram aniquilar este Verão. Mas isto não representa o fim. Os seus criadores estão novamente a reconstruir esta rede zumbi. Lembra-se do Cryptolocker? Esta ameaça foi disseminada por variantes do Zeus.

As maiores redes zumbi (Botnet) Conficker / Novembro de 2008

O malware é algo pouco previsível. Por vezes, uma ameaça que não parece ser muito avançada, pode acabar por concretizar um ataque avassalador. No seu pico, o Conficker infectou muitos milhões de máquinas Windows: alguns números dão conta de 15 milhões de computadores infectados.

Nos filmes, quando uma ameaça pretende acabar com o nosso modo de vida, forma-se um grupo de especialistas para a derrotar. Esta não foi diferente: – a quantidade de infecções foi tão grande que foi criado o Conficker Working Group para combatê-la. E, apesar de terem conseguido com sucesso a diminuição do número de máquinas infectadas, segundo o site do grupo, ainda existem mais de um milhão de computadores infectados em todo o mundo, seis anos depois da primeira descoberta.

As maiores redes zumbi (Botnet) Flashback / Setembro de 2011

Para aqueles que consideram que quem tem Mac não recebe vírus, o Flashback foi um verdadeiro choque. Os Macs podem tornar-se parte de uma botnet. Enquanto a rede Conficker acumulou um número muito maior de máquinas afectadas, o Flashback “conquistou” a maior percentagem total de máquinas da Apple em todo o mundo, com mais de 600 mil computadores infectados no seu pico. Apesar de neste momento esta rede estar abandonada, pode sempre ser recuperada e voltar aos ataques em larga escala, por isso o futuro é incerto.

As maiores redes zumbi (Botnet) Windigo / Março de 1014

Aparentemente, esta botnet parecia ser semelhante a muitas outras: roubava credenciais de máquinas infectadas, ou utilizava o seu poder de processamento para enviar spam. Como esta rede tinha apenas algumas dezenas de milhares de máquinas infectadas no seu pico, parecia ficar aquém do impacto das botnets que abordamos nesta lista. Porém, os autores deste malware aumentaram o exército de zumbis muito lentamente, de tal modo que conseguiram permanecer muito tempo sem serem detectados. Para além do referido, as máquinas infectadas utilizavam o sistema operativo Linux, sendo na maioria servidores, pelo que muitos alojavam sites visitados por milhões de pessoas. Não será difícil de adivinhar que por este motivo, esta rede teve muito sucesso e não só infectava máquinas Linux, como também Windows e Mac, através de um kit de exploits. Por exemplo, os utilizadores Mac eram redirecionados para anúncios de sites de relações online e os de iPhone para sites pornográficos.

As muitas destas ameaças foram destruídas numa ou noutra altura, mas o problema encontra-se longe de resolvido. Muitas máquinas infectadas continuam na escuridão, à espera de voltarem a ser reativadas. Importa lembrar que estas ameaças afetaram quase todos os sistema operativos, o que revela que nenhum computador está, de facto, imune.


Whitehat.pt

Todos os direitos a Suporte Ninja Visite nosso Blog: Suporte ninja

<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs"

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs" Samsung confirmou que seus aparelhos "Smart TV" estão ouvindo cada palavra do ...
Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável. O curso ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Curso-Gratuito-HTML5-1

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC! Curso completo para quem quer aprender a criar sites utilizando as tecnologias de HTML5 + CSS3 ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Pablo Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...