Carreira em TI: Veja 12 passos para alavancar o seu sucesso


Carreira em TI: Veja 12 passos para alavancar o seu sucessoVeja os 12 passos para desenvolver e utilizar um bom mapa da carreira em TI.

A retração econômica é uma realidade, mas o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação segue sendo um dos mais promissores para os próximos anos no Brasil, sustenta um levantamento da Kelly Services, empresa especializada em fornecimento de soluções em RH

O estudo mostra que, desde 2010, os empregos em TI cresceram três vezes mais do que a média das vagas em outras áreas. A estimativa é de que até 2023 esse alta se mantenha na casa dos 20%. Apenas a cidade de São Paulo possuiu cerca de 150 mil profissionais do segmento.

Desenvolver um plano para gerir a carreira pode ser fundamental para ser vitorioso dentro dessa área. “Reserve um momento para refletir sobre onde você está profissionalmente. Depois, considere onde você quer estar em um ano, cinco anos e, até mesmo, daqui a dez anos”, explica Paulo Exel, gerente de vendas e recrutamento especializado da Kelly Services.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

Uma das opções para conseguir impulsionar a trajetória profissional em TI é construir um mapa completo para a carreira. “Assim é possível identificar os interesses, valores e pontos fortes, as metas da vida profissional, a maturidade do trabalho e criar planos de ação personalizados para atingir as metas de carreira”, afirma Exel. Veja os 12 passos apresentados pela Kelly Services para desenvolver e utilizar um bom mapa da carreira em TI:

1) Seja pró-ativo

O primeiro passo é deixar de pensar em curto prazo, agindo apenas quando algo de impacto acontece. “Simplesmente reagir aos eventos internos limita a consciência de carreira e o desenvolvimento. Sem identificar as qualidades e metas profissionais e sem autoavaliações contínuas, é difícil gerenciar a carreira de maneira hábil para atingir seus objetivos de forma eficaz”, afirma Exel. O gerente afirma que como a economia pode ser inconstante, o profissional de TI de hoje precisa se destacar na multidão, pois mesmo se as circunstâncias se tornarem menos favoráveis, a chance é maior de se manter empregado.

2) Saiba onde quer chegar

“Embora muitas oportunidades possam surgir porque suas habilidades estão em alta, elas podem não suprir suas necessidades em longo prazo se não estiverem alinhadas com os seus valores e metas profissionais”, explica o executivo. Se o profissional não tiver mapeado exatamente o que gostaria de fazer e onde exatamente quer chegar na sua carreira, pode ser difícil discernir se uma oportunidade é ideal ou não. “Se o objetivo profissional é empreender, é preciso direcionar a carreira para cargos de gestão, e não para o lado mais técnico da profissão”, alerta.

3) Aprenda a gerenciar a carreira

Gerenciar a carreira é um processo contínuo que consiste em: se conscientizar dos seus interesses profissionais, valores e pontos fortes; pesquisar informações sobre a maturidade do emprego; identificar seus objetivos de carreira; e criar um plano de ação para atingir essas metas. “É fundamental ter em mente que na medida em que se avança na vida profissional, é precisa manter uma avaliação continua da situação e fazer todos os ajustes e atualizações necessárias nesse gerenciamento”, lembra Exel.

4) Crie um relacionamento com recrutadores

É muito importante estar em contato com recrutadores especializados, que sempre estão em busca de talentos para preencher as vagas mais cobiçadas do mercado. “O ideal é utilizar as ferramentas de pesquisa na Internet para identificar e listar as principais empresas de recrutamento especializado. Depois, no LinkedIn, é preciso encontrar os recrutadores focados em TI e enviar um convite para conexão na rede social, com uma pequena introdução personalizada”, conta Exel.

Como o recrutador tem conexões diretas com os empregadores, ele pode ser um aliado valioso que pode combinar o profissional de TI e suas habilidades com as oportunidades apropriadas em toda a sua carreira. O executivo da Kelly Services ressalta que o bom recrutador verificará periodicamente se a pessoa está feliz em seu local de trabalho ou se, baseado em seu progresso e nas etapas da carreira planejada, ela está procurando por uma mudança.

5) Fique próximo de seu gerente

“Como o gerente é responsável pelo desempenho do profissional no cargo atual, ele pode ser outro aliado importante. O gestor quer que o funcionário ofereça valor para seu empregador e, para fazer isso, pode orientá-lo com base nas necessidades específicas para o trabalho que precisa ser desenvolvido”, explica Exel. Por isso, é muito importante que a pessoa procure e se aproxime do gerente, mostre como está o desenvolvimento das tarefas atuais e converse sobre eventuais dúvidas e sugestões.

Exel ressalta que, como essa troca é mútua, é preciso se manter sempre aberto para as abordagens dos superiores. “As empresas costumam investir bastante no funcionário de TI e é natural que o gerente queira entender seu estilo de trabalho e suas aspirações profissionais para ajudá-lo — e simultaneamente a sua empresa—a progredir”, garante.

6) Entenda o que precisa fazer por si mesmo

Nem o recrutador nem o gerente podem decidir o que motiva o profissional de TI, quais são os objetivos da sua carreira ou qual seria o seu próximo passo para alcançá-los. “O próprio profissional é a única pessoa que pode definir a sua trajetória. É por isso que ele precisa fazer o mapa de carreira”, afirma o executivo da Kelly Services.

7) O valor da autoavaliação

Observar atentamente a autoeficácia e a identidade profissional são os aspectos mais importantes em qualquer mapa de carreira. De acordo com Exel, há quatro componentes para uma autoavaliação completa: como as funções que já ocupou contribuíram para o seu desenvolvimento e onde se encaixam no futuro; quais habilidades possuiu e de que forma elas foram adquiridas; quais são os seus pontos fortes, como você os aplica na sua profissão e como podem ser aproveitados ao longo da carreira; e como as suas experiências profissionais e de vida contribuem e podem contribuir para sua trajetória. “Com essas respostas, o profissional de TI terá uma boa visão de sua identidade profissional atual, bem como aquela que deseja estabelecer”, explica.

8) Seja flexível com seus objetivos

“Um pequeno desvio de rota não necessariamente é uma perda de tempo e pode fazer com que a pessoa descubra novas oportunidades para a carreira. A flexibilidade para explorar outras opções sem se comprometer imediatamente em longo prazo é importante para o desenvolvimento profissional”, conta Exel. Ele ressalta que aos 35 anos, por exemplo, o emprego dos sonhos muito provavelmente seria diferente de quando se acaba de sair da faculdade.

9) Crie e gerencie sua marca pessoal

A marca pessoal consiste no serviço que o indivíduo oferece profissionalmente, seus valores, paixões, principais habilidades e pontos fortes. “A pessoa constrói essa marca de maneira consciente ou inconsciente, e se torna mais aparente no decorrer da carreira. Ela pode ser vista nos tipos de projetos que assume, como o profissional trabalha, quais são as suas habilidades e pontos fortes”, conta. O executivo da Kelly Services explica que essa marca pessoal evolui junto com a carreira, de forma que o profissional pode assumir o controle e gerenciá-la conscientemente. “Conforme o seu mapa de carreira toma forma, algo maravilhoso acontece. Recrutadores, gerentes e outros profissionais na sua área começam a reconhecer a sua marca única”, diz.

10) Use as redes sociais

O LinkedIn, Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social pode e deve ser usada para reforçar a marca pessoal. “Ao contribuir regularmente em conversas de maneira profissional, bem como fornecer atualizações sobre o que se está fazendo, você pode se comunicar de maneira eficaz com as pessoas na sua rede sobre o que é a sua marca”, ressalta Exel. Além disso, a rede de contatos pode fornecer um bom feedback para quem se envolver em discussões, curtir ou comentar as suas atualizações.

11) Aprimore o seu portfólio de TI

Após identificar e adquirir as habilidades que deseja, ganhar experiências e estabelecer a marca pessoal, um passo fundamental é revisar o currículo para apresentar o portfólio da maneira correta para conseguir os cargos que se quer alcançar. “Ao descrever a participação em um projeto, detalhe qual foi o seu papel na obtenção das metas, os desafios para a conclusão e como as suas habilidades e pontos fortes contribuíram especificamente para o resultado”, diz.

12) Construa uma história de sucesso

Consistência nas passagens é um ponto importantíssimo e demonstra um legado deixado com começo, meio e fim esse, demonstrado pelos resultados conquistados. “Profissionais perdem muito nesse ponto, a ânsia por maiores salários e cargos pode ser um grande bloqueador da carreira no longo prazo.” Para os profissionais que atuam por projetos (ou tempo determinado), muito comum no mercado de TI, esse pode ser um grande dilema portanto, consistência é a palavra chave.

<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs"

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs" Samsung confirmou que seus aparelhos "Smart TV" estão ouvindo cada palavra do ...
Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável. O curso ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Você pode gostar...