É necessário diploma para seguir carreira em TI? O que você acha?

Devido a carreiras não convencionais de heróis da TI, hoje as empresas estão mais interessadas no que você sabe do que como você aprendeu.

Você realmente precisa de um diploma para fazer uma carreira em TI?

A indústria de TI mudou drasticamente nos últimos anos e, como resultado, as habilidades e experiências requisitadas pelas organizações também. A graduação já não garante uma carreira de sucesso na indústria de TI.

Uma universidade será sempre uma oportunidade benéfica para milhões de alunos aprimorarem seus pensamentos críticos, mas habilidade e experiência são a nova moeda para o desenvolvimento de carreiras em tecnologia.

Estudantes que aspiram a uma carreira na indústria de TI são frequentemente apresentados a um aparente paradoxo: carreiras de tecnologia representam um trabalho prontamente disponível e bem pago, mas está fechada pelos custos cada vez mais inacessíveis de um curso de quatro anos. Felizmente, esta é apenas uma meia verdade. Cada vez mais, empregadores estão se voltando para certificações e estágios para identificar e contratar trabalhadores capacitados.

O treinamento de habilidades específicas tem um preço menor e traduz diretamente a expertise usada no trabalho.

Apresentando essas qualificações em um currículo, torna-se mais fácil para os profissionais de RH compararem suas necessidades contra as habilidades e experiências dos requerentes.

As faculdades públicas com cursos de quatro anos têm visto suas taxas de crescimento a uma média anual de 3,4%, durante a última década. Ao mesmo tempo, mais de 500 mil posições de Tecnologia da informação ficaram por preencher no ano passado. Enquanto isso os trabalhadores e as empresas estão procurando uma combinação de outras credenciais para satisfazer as suas necessidades.

O equívoco da faculdade como a porta de entrada para o mercado de trabalho

Um diploma de bacharel tem servido tipicamente como o primeiro passo para uma carreira na indústria de TI, mas as organizações de hoje exigem uma combinação diferente de habilidades e experiências.

Como resultado, os contratantes estão cada vez mais focados na identificação de candidatos com talentos específicos, independentemente de onde eles foram adquiridos. Apesar dessa mudança de atitude, a maioria dos estudantes e seus pais têm opiniões desatualizadas do setor e enfatizam a importância do diploma.

Ainda assim a maioria dos alunos e pais visualizam um diploma acadêmico como algo extremamente necessário para adentrar na indústria de TI.


Mascote do Suporte Ninja
Quanto mais você aprende, mais deve compartilhar porque o conhecimento que você acabou de adquirir, sempre existiu antes de ser revelado a você. Compartilhe e de a chance para mais alguém se beneficiar desse conhecimento.


Continuando...

De acordo com estudo da CompTIA, HR Perceptions of IT Training and Certification, 98% dos gestores de RH estão dispostos a considerar as qualificações fora da faculdade no currículo de um candidato.

O RH quer habilidades, não necessariamente diplomas

Talvez devido, em parte, às carreiras não convencionais de alguns dos heróis da indústria de tecnologia - incluindo estrelas como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Steve Jobs – hoje as empresas de Tecnologia da informação estão mais interessadas no que você sabe do que como você aprendeu. Apesar dessas histórias de sucesso, as organizações precisam garantir que os profissionais compartilhem uma competência base de habilidades em trabalhos críticos, e olham para uma série de indicadores de verificação.

  • 42% dos empregadores vão presar mais por uma experiência significativa na industria de Tecnologia da informação a um curso superior de quatro anos.
  • Outros 38% destes empregadores levam muito mais em consideração alguma certificação de uma organização certificadora respeitável na hora de contratar.
  • Os demais empregadores consideram estágios e treinamentos internos da empresa como tão relevante quanto ao curso superior na área de TI.

Mesmo em comparação com estudantes que tenham frequentado a faculdade, um terço dos gerentes de RH consideram candidatos com diplomas de cursos de dois anos de duração, enquanto 31% acreditam que uma combinação de experiência relevante e habilidades, um curso e ser membro de uma associação profissional são substitutos credíveis aos quatro anos tradicionais.

Os empregadores estão superando a mentalidade "faculdade ou fracasso" e os estudantes têm uma infinidade de ferramentas para entrar na indústria de TI.

Com os preços das mensalidades nas alturas, certificações de competência da indústria permanecem uma alternativa acessível, além do foco exclusivo nas habilidades relevantes de trabalho. Combinada com a experiência prática por meio de estágios, as certificações podem servir como um poderoso indicador do seu conhecimento. Elas também fornecem uma base comum para construir com uma formação mais avançada ou especializada, que lhe permite progredir na sua carreira em TI, proporcionando uma prova tangível para os empregadores.

Destronando o reino da faculdade

Não há dúvidas de que a faculdade é uma experiência inestimável, mas não é a única maneira de conquistar uma carreira em TI. A educação não tradicional e habilidades têm sido a norma para os programadores e desenvolvedores (e as pessoas que os empregam), mas estas normas estão, finalmente, permeando toda a indústria. Partindo do suporte ao desenvolvimento de produtos, a indústria passou a adotar uma abordagem de habilidades básicas. Você não tem que ser o próximo Jan Koum para fazê-lo sem uma formação - com a combinação certa de certificações e experiência prática, você pode alavancar sua carreira em TI.

E você o que pensa sobre o assunto? Ainda acha que a unica porta de entrada para o mercado de trabalho em TI sejam as universidades com seus certificados acadêmicos? Deixe sua opinião! 


Fonte: ComputerWorld.com.br

Por Todd Thibodeaux que é presidente e CEO da CompTIA.

Enviado por fontes Anonimas


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do aspecto matemático, ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até solicitei uma resposta da ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs"

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs" Samsung confirmou que seus aparelhos "Smart TV" estão ouvindo cada palavra do ambiente, e a ...
Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do Código , que aconteceu ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em mais ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de comandos mais ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável.  O curso online foi desenvolvido ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. A Internet das Coisas (IoT) está ...
Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Hoje ...
Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e até a confeccionar o seu próprio ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das VPNs gratuitas do ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Caixas-Pretas de navios ...
Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional e sem backdoors.  O CIFRA EXTREMA ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e mensurar ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas virtuais ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da linguagem ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é em ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma formação ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de 35 ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que assusta ...
Leia Mais

Você pode gostar...