FBI investiga falha de segurança em firewall da Juniper


FBI investiga falha de segurança em firewall da Juniper que pode ter possibilitado espionagem

FBI investiga falha de segurança em firewall da Juniper

FBI investiga falha de segurança em firewall da Juniper que pode ter possibilitado espionagem

O FBI, a polícia federal americana, está investigando uma brecha de segurança no sistema de firewall NetScreen da fabricante de equipamentos de rede Juniper Networks, que pode ter possibilitado que hackers que trabalham para governos estrangeiros tenham espionado o governo e empresas dos Estados Unidos por três anos, segundo reportagem da rede de televisão CNN, veiculada no início da noite desta sexta-feira, 18.

A Juniper vende seus equipamentos de rede, incluindo uma variedade de produtos de segurança, para grandes corporações e o governo norte-americano, e tem entre seus clientes o Departamento de Defesa, Departamento de Justiça, Departamento do Tesouro e o próprio FBI.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

Na quinta-feira, 17, a Juniper divulgou o problema, depois de fazer uma revisão no código-fonte do ScreenOS, o sistema operacional do NetScreen. Ela disse ter descoberto um "código não autorizado" no ScreenOS que permite decifrar todo o tráfego de redes virtuais privadas (VPNs).

O FBI e as autoridades governamentais têm algumas suspeitas de que o hacking foi orquestrado por hackers estrangeiros a serviço de algum governo, porque trata-se de uma maneira muito sofisticada de furar "código não autorizado" no sistema operacional que executa o dispositivo de firewall. Em outras palavras, eles poderiam espionar qualquer organização usando o dispositivo invadido. Mas não há ainda informações se tal vulnerabilidade foi explorada por hackers.

Quando a Juniper divulgou a falha, ela não mencionou quanto tempo o "código não autorizado" pode ter ficado no sistema. A empresa apenas emitiu um patch de emergência para corrigir o problema. Somente nesta sexta-feira, 18, ela informou que irá realizar uma investigação interna para verificar o que aconteceu. A empresa recomenda, no entanto, que os clientes procedam rapidamente a atualização dos equipamentos.

Curiosamente, em 2013, o jornal alemão Der Spiegel publicou uma reportagem na qual dizia que a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês) tinha feito uma coisa semelhante — inserido um código em produtos de segurança da Juniper para permitir que espionasse empresas e governos. Isso fazia parte do programa de espionagem revelado pelo ex-técnico da NSA, Edward Snowden.

No ano passado, a Cisco Systems, rival da Juniper, descobriu que seus produtos haviam sido violados.

FBI investiga falha de segurança em firewall da Juniper

Fotos mostravam técnicos da NSA mexendo em equipamentos da empresa para supostamente instalar softwares de espionagem antes que estes fossem entregues aos clientes.

O CEO da Cisco John Chambers enviou carta ao presidente dos EUA Barack Obama na qual se queixa da Agência de Segurança Nacional (NSA), com base em relatos de que o órgão de inteligência intercepta hardware de rede fabricado nos EUA destinado clientes estrangeiros para instalar componentes de backdoors (portas dos fundos), que permitem a NSA bisbilhotar comunicações.

"Nós simplesmente não podemos funcionar desta maneira", escreveu Chambers na carta ao presidente, notícia que foi publicada em primeira mão pelo jornal britânico Financial Times e obtida pelo The Wall Street Journal.

A carta é datada de 15 de maio. Chambers estava programado para falar em San Francisco, na Califórnia, nesta segunda-feira, 19, durante encontro anual para clientes da fabricante de equipamentos de rede.

Documentos da NSA, que descrevem as interceptações, foram publicados em trechos de um livro escrito por Glenn Greenwald, repórter do jornal The Guardian, que fez as denúncias com base em documentos vazados pelo ex-colaborador da NSA, Edward Snowden.

Um documento distribuído junto com o livro mostra uma fotografia de equipamentos da Cisco em uma instalação da NSA, não revelada, sendo abertos para instalar as backdoors. "Enviamos nossos produtos a partir de locais no interior, bem como para fora dos Estados Unidos, e, se essas alegações forem verdadeiras, essas ações vão minar a confiança em nossa indústria e a capacidade das empresas de tecnologia dos EUA de entregar produtos globalmente", escreveu Chambers.

O CEO da Cisco chamou de "um novo conjunto de regras da estrada" a necessidade de criar normas que garantam limites apropriados que possam servir aos objetivos da segurança nacional e, ao mesmo tempo, atender às necessidades do comércio global.

Procurada pelo site Business Insider, Juniper enviou um comentário oficial, no qual diz:

"Uma vez que identificamos essas vulnerabilidades, lançamos uma investigação e emitimos comunicados com as correções para os dispositivos afetados. Também demos apoio aos clientes afetados, recomendando que eles atualizassem seus sistemas".

 

Fonte: http://convergecom.com.br/tiinside/18/12/2015/fbi-investiga-falha-de-seguranca-em-firewall-da-juniper-que-pode-ter-possibilitado-espionagem/

<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável. O curso ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Curso-Gratuito-HTML5-1

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC! Curso completo para quem quer aprender a criar sites utilizando as tecnologias de HTML5 + CSS3 ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Pablo Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...