França também quer ato patriótico - Os franceses vão permitir ser espionados?


França quer seu ato patriótico - Os franceses vão permitir ser espionados?

O texto do projeto de lei também visa tornar lícito os serviços de monitoramento de informação na França, o que já executavam ilegalmente.

O texto do projeto de lei do Ato Patriótico da França também visa tornar lícito os serviços de monitoramento de informação que já executavam ilegalmente. Mas isso não é um argumento válido, pois, trata-se de absolver a intromissão dos agentes secretos do Estado na vida dos cidadãos, restringindo cada vez mais o espaço privado.

Em junho de 2013, o mundo descobria a dimensão dos serviços de monitoramento de informações que estava sendo executada pela National Security Agency (NSA). O ex-agente da NSA, Edward Snowden criou um enorme problema para o governo Obama.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

A presidente Dilma Rousseff cancelou sua viagem oficial a Washington, Angela Merkel e os alemães cobraram explicações.

Desde o 11 de setembro as leis liberticidas do governo Bush fabricaram um "big brother" que utiliza o pretexto de garantir a segurança nacional para ter acesso às mensagens privadas e conversas telefônicas de todo mundo.

Esta mesma desculpa de manter a segurança do país, serviu de doutrina às ditaduras sul-americanas para instalarem o terror de Estado nas décadas 1960 e 1970, prendendo, torturando e matando seus próprios cidadãos, em guerras civis que não se assumiam como tal.

Nos Estados Unidos pós-11 de setembro, o famigerado "Patriot Act" foi a lei que melhor encarnou essa supervalorização dos serviços de informação em detrimento das liberdades do cidadão americano.

Depois da revelação de milhares de documentos confidenciais, Edward Snowden tornou-se o inimigo número 1 do governo de Obama, que fez tudo para levá-los aos tribunais como um traidor. Porém, no mundo inteiro, o ato de Snowden foi considerado heroico por muitos militantes dos direitos humanos e sua causa encontrou apoio em grupos que o ajudaram a se asilar na Rússia, onde vive hoje. Sua saga resultou no excelente filme Citizenfour, da ativista Laura Poitras, Oscar de melhor filme documentário este ano. A história de Snowden supera em audácia e suspense qualquer romance policial imaginado pelo mais criativo autor.

Agora, quem está usando o argumento de proteger o país do terrorismo para conquistar o aval de todos e interceptar informações de terceiros são os franceses. A partir de uma nova lei recém aprovada pelo Conselho de ministros, as liberdades individuais poderão ser comprometidas a qualquer momento. Há quem pense como o presidente da Liga dos Direitos Humanos, Pierre Tartakowsky, de que a lei sobre a informação “é muito vasta, vaga e intrusiva.”

Para o primeiro-ministro da França Manuel Valls, trata-se de dar aos serviços franceses de segurança da informação meios à altura dos novos desafios  que o país enfrenta. Ele chegou a garantir que não será feito nenhum controle massivo dos cidadãos. Mas a preocupação de muitos é justamente evitar o "Ato Patriótico na França".

Os críticos Ato Patriota da França, contrariamente ao que se passa nos dias de hoje, simples autorizações administrativas serão suficientes para promover escutas e espionagens eletrônicas. O respeitado advogado William Bourdon, presidente do Sherpa, entidade que combate a criminalidade financeira e econômica, reconhece a necessidade de adaptar a legislação da França em face da ameaça do terrorismo contemporâneo. Mas em grande artigo no Le Monde ele diz estar preocupado com um texto que "apresenta graves erosões de nossas liberdades públicas" e acrescentou: "Quando uma democracia cede aos serviços de informação, estes não devolvem o que ela lhes deu".

Ele informa que entre juízes isentos e insuspeitos, há um o temor que os poderes excessivos cedidos aos serviços de segurança da informação na França seja um grande risco, já que tudo sairá do rígido controle dos juízes, como acontece atualmente. Segundo Bourdon, mesmo nos Estados Unidos, o texto do projeto de lei francês foi considerado semelhante as disposições estabelecidas pelo "Patriot Act" de outubro de 2001. Na prática, essa lei americana autoriza os serviços de segurança a terem acesso a dados informáticos detidos por particulares e por empresas sem autorização prévia e sem informar os utilizadores.

A Comissão Nacional da Informática e das Liberdades (Comission Nationale de l'Informatique et des libertés - CNIL) da França mostrou-se bastante crítica quanto ao texto que será discutido. Segundo ela, os serviços de segurança poderão inclusive requerer dados de telefonemas e SMS diretamente das operadoras. Neste sentido, a Comissão expressou sua preocupação quanto a algumas categorias profissionais como médicos, advogados e jornalistas que não são suficientemente protegidos pelo texto quando ele se refere aos dados informáticos.

O primeiro-ministro da  França, Manuel Valls, apresentou nesta quinta-feira (19/3) uma lei que dá ainda mais poderes aos serviços de inteligência para fazer frente à "ameaça terrorista".

"A ameaça terrorista está no mais alto nível. Nenhum país está a salvo, nenhuma sociedade está isenta", disse Valls, em coletiva de imprensa. Na ocasião, ele detalhou os meios disponíveis para os serviços de inteligência, dois meses após os ataques em Paris, que causaram 17 mortos. E ontem (18), 21 pessoas morreram em outro atentado, em Túnis, entre as quais 19 turistas.

Comentário do Suporte Ninja:
O mais curioso é que todos estão a falar sobre terrorismo mas muito pouco se pensa o que vem a ser o  terrorismo:
"É somente olhando as mesmas coisas de maneiras diferentes é que você poderá achar novas respostas e sim sair do "beco sem saída" no qual às vezes nos encontramos."
Filme: Sociedade dos Poetas Mortos

Segundo o dicionário (Michaelis) a definição de terrorismo é...
"ter.ro.ris.mo
sm (terror+ismo) 1 Sistema governamental que impõe, por meio de terror, os processos administrativos sem respeito aos direitos e às regalias dos cidadãos.
2 Ato de violência contra um indivíduo ou uma comunidade."

 

Veja a Matéria da Exame: Tá sem respostas? Suba na mesa e veja o mundo de outra perspectiva!

O texto, também aprovado nesta quinta feira na França em uma reunião do Conselho de Ministros, será debatido no Parlamento a partir de 13 de abril.
Valls garantiu que as propostas em questão serão limitadas. "Tememos medidas ainda mais intrusivas", afirma Cnil

O projeto explica que os serviços de Inteligência da França serão dotados de meios baseados no uso de novas tecnologias. Com uma simples autorização administrativa, sem precisar recorrer à Justiça, será possível infiltrar e vigiar potenciais autores de atentados.

Os cidadãos devem por todos os meios tentar pesar para restaurar um equilíbrio que deveria ser o da tradição francesa, recomenda William Bourdon.

.

Fonte: Carta Maior

Todos os direitos da Adaptação e dos comentários reservados a Suporte Ninja
Visite nosso Blog: Suporte ninja

<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs"

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs" Samsung confirmou que seus aparelhos "Smart TV" estão ouvindo cada palavra do ...
Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável. O curso ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Curso-Gratuito-HTML5-1

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC! Curso completo para quem quer aprender a criar sites utilizando as tecnologias de HTML5 + CSS3 ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Pablo Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. A big thank you for your post.Thanks Again. Really Cool.

  2. I cannot thank you enough for the blog.Really thank you! Much obliged.

  3. This is one awesome article.Much thanks again. Awesome.

  4. this disse:

    Fantastic blog post.Much thanks again. Much obliged.

  5. adult tube disse:

    wow, awesome blog article.Much thanks again. Really Cool.

  6. Thank you ever so for you article. Great.

  7. yoga clothing disse:

    Enjoyed every bit of your blog post.Thanks Again. Really Cool.

  8. Jere Wuerz disse:

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You definitely know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving us something informative to read?

  9. Hershel Vice disse:

    Magnificent website. A lot of useful information here. I¦m sending it to some pals ans additionally sharing in delicious. And certainly, thanks to your effort!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.