Imagem do 'hacker' ainda assusta as pessoas? Não deveria...


Imagem do 'hacker' ainda assusta as pessoas? Não deveria...

 

Durante o segundo dia do 16º Fórum Internacional de Software Livre, o painel “Hackear é um estilo de vida”, com Kamila Brito, Adriano Canabarro Teixeira, Claudia Maria da Costa Archer e Pedro Guerra Brandão, apresentou diferentes iniciativas que compartilham o mesmo objetivo: Acabar com a imagem negativa e pejorativa e aproximar o cidadão da cultura hacker digital livre.

Para quem não é profissional da área de TI ou nunca ouviu falar em projetos hacker, pode até pensar que é algo relacionado a alguma atividade negativa. Um dos desafios citados pelos palestrantes está diretamente relacionado com a imagem associada ao termo hacker, reproduzida principalmente em filmes, que os caracteriza como sujeitos fora da lei, imersos em uma cultura marginal.

Selecionamos algumas ideias que buscam justamente desmistificar este estereótipo, quebrar paradigmas e incentivar o interesse e acesso do público leigo ao assunto:
Escola de Hackers

A Escola de Hackers é um projeto direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Passo Fundo (RS). O objetivo é auxiliar o desenvolvimento do aluno na área de programação e raciocínio lógico. “É fundamental que sejamos hackers”, justifica Adriano Canabarro Teixeira, professor coordenador da Escola de Hackers, que enfatiza a importância do aperfeiçoamento de novos profissionais na área de Tecnologia.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

O projeto Escola de Hackers tem por objetivo desenvolver competências na área de programação de computadores e o desenvolvimento de raciocínio lógico matemático em alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino.

Este projeto será realizado utilizando o software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que possui um conteúdo dinâmico e lúdico, criando possibilidades de ações que permitirão aos alunos dominar técnicas básicas de programação de computadores e desenvolver o raciocínio lógico.

Imagem do 'hacker' ainda assusta as pessoas? Não deveria...

Objetivo da Escola de Hackers

Dar Geral nas bucetas

Oportunizar espaço para desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico matemático para estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Passo Fundo.

→ Propiciar atividades  que aprimorem o raciocínio lógico matemático dos estudantes da Escola;

 Conhecer ambientes, linguagens e técnicas de programação de computadores;

→ Organizar material de apoio didático pedagógico;

→ Criar alternativas de utilização para os laboratórios de informática das escolas públicas;

→ Proporcionar atividades que visam o desenvolvimento de processos criativos, sistemáticos e colaborativos de aprendizagem;

→ Fomentar o interesse em torno das áreas de informática e matemática.

Justificativas no somos fodas e gostamos disso e foda-se

DICA DO SUPORTE NINJA - ASSISTAM TAMBÉM O DOCUMENTÁRIO: HACKERS SÃO GENTE TAMBÉM - ATIVEM A TRADUÇÃO DAS LEGENDAS - (Hackers Are People Too) Hackers Ninjas Também 😉

É indiscutível a importância que a área de Tecnologia da Informação tem assumido no mundo contemporâneo, instituindo-se como elemento determinante de desenvolvimento de pessoas, empresas, municípios, estados e países. Motor do desenvolvimento econômico e vetor de agregação social, as tecnologias contemporâneas transformam profundamente o mundo e abrem inúmeras perspectivas de ampliação da qualidade de vida dos indivíduos, de transparência para as instituições públicas e de transformação da sociedade como um todo.Entretanto é possível identificar uma imagem claramente um paradoxo: Apesar da importância fundamental da área e de seu crescimento, existe um déficit de profissionais.

A área da Informática cresce 10% ao ano, em média, e a previsão é que chegue aos 12% em 2016, ante a uma expectativa de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) nacional de 4,5% em 2014.

Só no ano passado, as companhias locais investiram cerca de 90 bilhões de reais em infraestrutura de TI, valor que deverá ser superado em 2015, uma vez que mais da metade delas pretende elevar seus orçamentos até dezembro, de acordo com a IDC Brasil – consultoria especializada na análise de mercados. Segundo dados do estudo Radar: Perspectivas Profissionais – Níveis Técnico e Superior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a área de TI foi a que ofereceu o maior número de postos de trabalho entre 2012 e 2015. 49,5 mil dos 300 mil postos abertos no período, o que corresponde a 16% do total.

De acordo com dados divulgados pela IDC América Latina, existe atualmente no Brasil uma carência de cerca de 39,9 mil profissionais de tecnologia sendo que até 2015, esse número deve crescer para 117 mil vagas abertas sem que os empregadores encontrem profissionais qualificados para atendê-las.

A imagem demanda brasileira já é reconhecida como urgente pela comunidade internacional e projetos como o code.org, liderado por grandes nomes da política, cultura, entretenimento e negócios do século XXI, como, por exemplo: Bill Clinton, ex-presidente dos EUA; Bill Gates, fundados da Microsoft; will.i.am, Músico da banda The Black Eyed Peas e empresário; Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, dentre outros.

 

No Brasil, diz o estudo, somente em áreas como rede essencial, segurança, telefonia IP e redes
sem fio haverá uma lacuna de 23,6 mil profissionais.

Percentualmente, segmentos como comunicações unificadas, vídeo, computação em nuvem, mobilidade e data center e virtualização serão as áreas com maior número de vagas abertas em comparação com o volume de profissionais qualificados disponíveis.

Imagem do 'hacker' ainda assusta as pessoas? Não deveria...

Neste contexto, Passo Fundo ocupa lugar de destaque e estratégico no cenário da TI fora de capitais uma vez que conta com uma grande base de empresas na área, associações de profissionais e empresas da área de TI

Incubadoras empresariais e parques científicos e tecnológicos, além de vários cursos de nível médio e superior de graduação e pós-graduação na área de TI, com destaque ao curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo que em 2015 completará 31 anos de funcionamento. Assim, é fundamental que se criem espaços e oportunidades para que se cie competência na área de TI já no ensino fundamental a fim de Passo Fundo ganhe destaque no cenário da tecnologia da informação e comunicação, não somente pelo desenvolvimento de competências nesta área estratégica, mas também, para o fomento deste setor em um curto espaço de tempo.

Além disso, o aprendizado do conteúdo matemático muitas vezes é considerado complexo, e tem uma imagem exclusivamente abstrata, desconectado da vida.

Segundo D’Ambrosio, um dos grandes desafios que se apresenta aos professores desta área é oferecer espaço que oportunize ao aluno o despertar da criatividade, o aprimoramento do raciocínio lógico matemático

Buscando assim uma aprendizagem contextualizada e conectada às demais ciências, à sua realidade. É como ferramenta auxiliar neste processo de ensinar e aprender matemática que a programação em computadores pode se conectar à matemática, ciência esta, que surgiu com a evolução da humanidade.

O que é um Hacker? Com certeza o seu pior pesadelo seu noob!

Hacker é aquela pessoa que desenvolve habilidades e técnicas em qualquer área, é movido pela curiosidade e possui muita criatividade. Seu objetivo é melhorar o mundo com sua atuação! O mundo precisa de hackers!

A área de T.I.

Tecnologia da Informação é uma área que surgiu com o avanço tecnológico e faz parte da rotina das empresas e das pessoas. E esta se projetando uma imagem da criação de 4.4 milhões de vagas de emprego até 2017, mas em virtude da falta de profissionais, somente 1/3 das vagas serão preenchidas.

O que faz um Programador?

“Todo mundo deveria aprender a programar um computador… Isto te ensina como pensar.”(Steve Jobs)

O programador usa sua criatividade para criar a inteligência dos programas de computador.

O cargo de programador é o mais relevante entre os profissionais da área, considerando fundamental para que a Tecnologia de Informação evolua e crie sistemas cada vez mais produtivos e inteligentes.

Como participar?

As escolas ficarão responsáveis pela seleção de um grupo de 15 a 20 alunos que durante todo o ano participarão da Escola de Hackers em turno inverso. As aulas, ministradas por alunos da área de TI, acontecerão semanalmente no Laboratório de informática da escola. A atividade será certificada ao final.

Laboratório Hacker
“Arriscar, inovar, errar e aprender com o erro”, assim Pedro Guerra Brandão, representante do Laboratório Hacker, explica o caminho para atingir bons resultados.

A iniciativa possibilita que o cidadão se aproxime do poder legislativo e, a partir desta interação, melhore a transparência de dados políticos e a participação popular. O Laboratório Hacker é um espaço físico com acesso livre, localizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Barco Hacker promove troca cultural e tecnológica navegando pelas ilhas da Amazônia.

O projeto visita comunidades ribeirinhas com o objetivo de manter diálogo com os moradores e criar ações colaborativas de cidadania. A dinâmica do grupo é construída dentro do barco com diversas atividades, como oficinas, workshops e produção de conteúdo colaborativo, e por pessoas de diferentes áreas do conhecimento. “Ou está todo mundo no mesmo barco ou não”, comenta Kamila Brito, uma das organizadoras, quando se refere a participação ativa de quem decide embarcar na aventura.

Créditos: 
Texto: Laura Guerra
Imagem: Ana Eliza Trajano

Quer saber mais informações sobre o Barco Hacker? Acesse www.barcohacker.com.br

<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável. O curso ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Pablo Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...