Imprimir humanos é a ideia da NASA para colonizar outros planetas


Imprimir humanos é a ideia da NASA para colonizar outros planetas

As viagens humanas pelo espaço distante de fato se revelam não apenas incrivelmente perigosas, mas talvez “risíveis” ou até  “maluquices idiotas”, conforme as palavras do próprio Gary Ruykun, biólogo de Harvard,

O antigo sonho de criar uma civilização interestelar exigirá linhas de raciocínio ambiciosas. E se, em vez de despachar humanos em foguetes para outros planetas, fizermos uma cópia exata do viajante já no seu destino?

Adam Steltzner, o engenheiro-líder da missão de exploração Curiosity, do JPL (Jet Propulsion Laboratory), da NASA, acredita que para enviar humanos para planetas distantes será preciso fazer uma dessas duas coisas: tentar encontrar maneiras de subverter o espaço-tempo – viajar por buracos de minhoca e afins – ou reconsiderar a ideia fundamental de “nós mesmos”.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

“Talvez nossa melhor aposta para a exploração do espaço seja imprimir humanos, organicamente, em outro planeta”, afirmou Steltzner em uma apresentação da conferência Future is Now, da Smithsonian Magazine, em Washington, DC.

Muitas das mentes mais brilhantes da ciência acham que o único modo de garantir a sobrevivência de longo prazo da raça humana é colonizar outros planetas – o problema é que não temos a mínima ideia de como fazer uma viagem segura a Marte, muito menos a pontos mais distantes da nossa vizinhança cósmica. Seria possível evitar essa viagem se enviássemos instruções sobre como  imprimir a nós mesmos em lugares muito distantes.

Imprimir humanos é a ideia da NASA para colonizar outros planetas

A ideia de “imprimir” começa através da codificação da informação genética humana em bactérias, de modo que o nosso DNA possa pegar uma carona para outro planeta. Cientistas recentemente descobriram que micróbios podem sobreviver a uma viagem para Marte a partir da Terra, então a teoria é: por que não levar material genético na próxima oportunidade? Então quando os micróbios portadores de DNA chegarem ao novo planeta, as peças básicas da vida poderão ser remontadas na forma de um ser humano.

Se propusermos a terra formação, é possível propor o envio de bactérias com o genoma humano. Isso não é loucura.

“Talvez colonizaremos outros mundos não com astronautas em trajes espaciais, mas com bactérias”, afirmou Steltzner no evento. “Essas possibilidades são incríveis, fantásticas”.

Incríveis, fantásticas e totalmente malucas. O interesse aumentou, e eu telefonei para Ruykun – que junto a George Church, seu colega do departamento de genética da Faculdade de Medicina de Harvard, inventou o conceito de viagem espacial do DNA – para descobrir se a ideia se trata apenas de arrogância futurista ou se é de fato factível. A resposta resumida é que ela é um pouco dos dois.

“O conceito de imprimir humanos não é meu, e sim de Ruykun, Church e outros do Dept de Med de Harvard. Eles pensam de maneira profunda e avançada.

- Adam Steltzner (@steltzner) 17 de maio, 2004

Ruykun me disse que é possível codificar segmentos do DNA humano em bactérias e fazer com que elas sobrevivam até chegarem a outros planetas. “É como usar bactérias como se elas fossem memória de computador”, afirmou. “É como se você enviasse um iPod para outro planeta. E as bactérias podem armazenar informações de maneira muito densa”.

Trata-se de uma extensão da ideia de criar bactérias para terra-formar Marte. Esses pioneiros microbiais estimulariam a evolução de uma nova biosfera, diz a teoria, fornecendo oxigênio e alimento para o ambiente que os colonizadores da Terra precisariam para viver no planeta vermelho.

“Já que se propõe a terra-formação, é possível também propor o envio de bactérias com sequências humanas”, afirmou Raykun. “Isso não é loucura”.

Mas isso também não está totalmente fora do reino das possibilidades reais. As tecnologias de engenharia genética, clonagem e como imprimir vida com impressão bio genética estão dando muito esforço para a imaginação à medida que evoluem. Caso se insira um centésimo do genoma humano em uma bactéria, afirmou Ruykun, seria necessário montar 100 segmentos humanos. Isso soa factível.

“A era do DNA só tem 50 anos”, afirmou. “Depois de cinco mil anos, provavelmente tomaremos esse desafio como algo facílimo de ser resolvido”.

Mas criar bactérias em um laboratório universitário é uma coisa. Tentar reconstruir um humano inteiro em um planeta distante sem vida inteligente levanta a questão: quem vai realizar essa remontagem? E é aí que a ideia começa a ficar realmente fora da caixa.

Caso se avance um pouco mais com o cenário de formação da terra, pode-se imaginar que as bactérias com os genomas humanos codificados nelas se montarão naturalmente, através de processos orgânicos, para finalmente evoluir para organismos descendentes – como se a população humana estivesse sendo reiniciada.

“Talvez esse processo tenha ocorrido antes”, Steltzner me contou por telefone. “Talvez foi assim que chegamos aqui”.

Essa linha de pensamento abre diversas perguntas sobre como a vida surgiu pela primeira vez. Alguém transformou a Terra para nos criar? Nós compartilhamos um ancestral microbial com Marte? Caso adaptemos a vida para que se sobreviva em outro planeta, “estamos brincando de Deus”? A vida é mais do que um genoma reconstruído? Mas vamos fechar a caixa de Pandora por ora e partir para o cenário B: construir artificialmente nossas peças básicas biológicas após elas terem viajado pelo espaço distante.

Uma ideia levantada por Steltzner é transmitir o genoma humano pelo universo através de ondas de rádiocomo já estamos fazendo para tentar nos comunicar com vida inteligente – e ver se alguém recebe a transmissão e consegue descobrir como interpretá-la.

Talvez possamos enviar instruções detalhadas com o sinal, ou codificar uma espécie de manual do usuário em bactérias portadoras de DNA.

Talvez até possamos enviar um robô para outro planeta, esperar mil anos para nos certificarmos que confiamos na máquina, e em seguida “transmitir a informação sobre um ser humano e fazê-lo construir geneticamente um humano”, especulou Steltzner.

“A ideia de imprimir 3D é algo criado a partir de uma substância no local, apenas com a informação. E isso é mais ou menos o que estamos falando aqui”, afirmou “Steltzner”.Isso me parece apenas uma nova forma sofisticada de imprimir em 3D”.

Se acreditamos que é possível imprimir um organismo marciano na Terra, o contrário também funcionaria?

Isso soa delirante, mas trata-se de uma área que os geneticistas de biotecnologia estão explorando hoje em dia. Poder armazenar e transmitir códigos genéticos como qualquer outro dado é o princípio por trás do dispositivo que “imprime vida” sendo desenvolvido pelo biólogo Craig Venter, o biólogo americano que ficou famoso por contribuir com o mapeamento do genoma humano e por criar a primeira vida sintética.

Venter está desenvolvendo um dispositivo de “conversão biológica digital” que pode transportar um arquivo de DNA digital, à velocidade da luz, e recriar a forma de vida original em uma nova localização a partir dos dados. Ele chama isso de teleporte biológico, mas a técnica está mais para um fax cósmico.

Venter acredita que o processo poderia ser usado para “imprimir” uma vida alienígena, caso haja alguma, na Terra. Caso, digamos, a missão exploratória de marte descubra micróbios no planeta, ela poderia, por exemplo, transmitir cópias digitais para que os genomas sejam sequenciados na Terra. Já há um protótipo, o qual naturalmente atraiu o apoio da NASA e da DARPA.

Então se acreditarmos ser possível imprimir um organismo marciano na Terra, talvez o contrário pudesse ser feito também? No momento o experimento de Venter só está lidando com a impressão de vida no nível do gene individual, mas organismos unicelulares como bactérias são os próximos da fila. “Criaturas mais complexas”, diz o New York Times, “terráqueas ou marcianas, provavelmente nunca serão possíveis”.

Provavelmente não. Mas, na visão de Ruykun, esse método de exploração espacial “humana” vale a pena ser considerado, já que, na falta de uma razão melhor, é o menos improvável de todos os projetos improváveis para colonizar o cosmos.

Já que vamos falar de colônias interplanetárias de qualquer modo, podemos aproveitar e discutir as estratégias que não são definitivamente cientificamente impossíveis, ele contemporizou.

Sabemos quais leis da física estão impedindo que se transporte pessoas por anos-luz através do universo, mas não há leis naturais óbvias nos impedindo de enviar organismos carregados de DNA para propagarem a espécie em outros planetas.

“Isso é totalmente especulativo”, Steltzner afirmou ao fim de nossa entrevista. “Mas não requer que você se mova mais rápido que a velocidade da luz, e não exige quantidades infinitas de energia”.

Tradução: Eduardo Sá

Meghan Neal - Motherboard.vice.com

<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs"

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs" Samsung confirmou que seus aparelhos "Smart TV" estão ouvindo cada palavra do ...
Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável. O curso ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Curso-Gratuito-HTML5-1

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC! Curso completo para quem quer aprender a criar sites utilizando as tecnologias de HTML5 + CSS3 ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Pablo Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...