Kaspersky Lab descobre que campanha de ciberespionagem russa Turla explorava satélites para conseguir anonimato


Kaspersky Lab descobre que campanha de ciberespionagem russa Turla explorava satélites para conseguir anonimato

Kaspersky Lab descobre que campanha de ciberespionagem russa explorava satélites para manter anonimato

Durante as investigações da campanha de espionagem Turla (em russo), descoberta em março de 2014, os pesquisadores da Kaspersky Lab descobriram como ela evitava a detecção de suas atividades e localização física. Para manter seu anonimato, o ataque persistente (APT – Advanced Persistent Threat) usou falhas de segurança em redes de satélites globais.

Essa campanha sofisticada está ativa há mais de 8 anos e seus criadores já infectaram centenas de computadores em mais de 45 países, incluindo Cazaquistão, Rússia, China, Vietnã e Estados Unidos. Os alvos incluem instituições governamentais e embaixadas, bem como organizações militares, de educação e empresas de pesquisas e farmacêuticas. O estágio inicial do ataque começa com o backdoor Epic traçando o perfil da vítima. Apenas nos alvos mais importantes o mecanismo baseado na comunicação via satélite é utilizado nos estágios finais do ataque, o que ajuda a esconder seus rastros.

Kaspersky Lab descobre que campanha de ciberespionagem russa Turla explorava satélites para conseguir anonimato

A comunicação por satélite é utilizada com mais frequência como ferramenta para transmissão de TV e para conexões seguras. Mas ela também é usada para dar acesso à internet.  Este serviço é utilizado principalmente em locais remotos, onde as demais formas de conexão são instáveis e lentas ou simplesmente não existem. Um dos tipos de conexão via satélite mais comum e acessível é a que utiliza conexões do tipo downstream.

 

 

Neste caso as solicitações feitas pelo PC da vítima são transmitidas pelas linhas convencionais (conexão fixa ou GPRS), com todo o tráfego de entrada vindo do satélite.

Esta tecnologia permite ao usuário obter uma velocidade de download relativamente rápida. No entanto, há uma grande desvantagem: todo o tráfego downstream volta para o PC sem criptografia. Qualquer usuário mal intencionado com um conjunto barato e simples de equipamentos e softwares poderia facilmente interceptar esta comunicação e acessar todos os dados que os usuários dessas conexões estivessem baixando.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

O malware Turla se aproveita desta fragilidade de uma maneira diferente: ela serve para esconder a localização de seus servidores de Comando e Controle (C&C), uma das partes mais importantes de sua infraestrutura maliciosa. O servidor C&C é essencialmente a central de controle do malware nas máquinas infectadas. A descoberta de sua localização pode levar os investigadores a revelar mais detalhes sobre o autor por trás da operação, e aqui está como o ataque Turla evita tais riscos:

  1. O programa espião primeiro “escuta” o tráfego downstream vindo do satélite para identificar endereços IP ativos de usuários de internet via satélite que estão online naquele momento.

  2. Daí o criminoso escolhe um endereço IP online para mascarar o servidor C&C, sem o conhecimento do usuário legítimo.

3. As máquinas infectadas pelo Turla então são instruídas para exfiltrar dados para os IPs que utilizam frequentemente conexões de Internet por satélite. Os dados viajam pelas linhas convencionais do servidor até as estações terrestres da operadora via satélite, em seguida até o satélite e finalmente do satélite para os proprietários dos IPs escolhidos.

Curiosamente, o usuário cujo endereço IP foi utilizado pelos criminosos para transmitir as informações da máquina infectada também receberá os pacotes de dados, mas ele dificilmente irá notá-los.  Isso acontece porque os criadores do Turla instruem as máquinas infectadas para enviar, por padrão, os dados para portas que na maioria dos casos são fechadas por padrão. Dessa forma, o PC da vítima facilmente descarta os pacotes de dados, enquanto o servidor C&C do Turla, que mantém suas portas abertas, irá receber e processará os dados exfiltrados.

Outra coisa interessante nas táticas do Turla é que ele tende a usar provedores de comunicação via satélite localizados no Oriente Médio e nos países africanos. Durante a pesquisa, os especialistas da Kaspersky Lab identificaram o malware usando IPs localizados em países como Congo, Líbano, Líbia, Níger, Nigéria, Somália e Emirados Árabes Unidos.

Kaspersky Lab descobre que campanha de ciberespionagem russa Turla explorava satélites para conseguir anonimato

As frequências de satélite utilizados pelos operadores nesses países geralmente não cobrem os territórios europeus e norte-americanos, o que torna a investigação destes ataques muito difícil para a maioria dos pesquisadores de segurança.

“No passado, vimos pelo menos três grupos diferentes a usarem ligações de Internet por satélite para ocultar as suas operações. Destes, o grupo mais interessante e inusual é sem dúvida o Turla. Esta técnica permite que os cibercriminosos atinjam o máximo nível de anonimato. Podem estar em qualquer lugar no raio da cobertura do satélite, que geralmente ultrapassa os milhares de quilômetros”- afirma Stefan Tanase, Analista Principal de Segurança da Kaspersky Lab. “Como é quase impossível localizar um cibercriminoso nestes casos, o uso destes mecanismos tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, sendo por isso importante que os administradores de sistemas implementem as estratégias de defesa corretas para mitigar este tipo de ataques”.

Os produtos da Kaspersky Lab já detectam e bloqueiam o malware usado pelos criadores da ameaça Turla com as seguintes detecções:

Backdoor.Win32.Turla.*
Rootkit.Win32.Turla.*
HEUR:Trojan.Win32.Epiccosplay.gen
HEUR:Trojan.Win32.Generic

 

Fontes:  Cryptoid.com.br & Kaspersky.com

<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável. O curso ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Curso-Gratuito-HTML5-1

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC! Curso completo para quem quer aprender a criar sites utilizando as tecnologias de HTML5 + CSS3 ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Pablo Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...