O que é um Software Público e quais são os seus benefícios

O montante anual de gastos da Administração Pública Federal com a aquisição de software entre 2003 e 2009, aumentou em 227%. Os gastos vêm aumentando em torno de 32,43% por ano.


O que é um Software Público e quais são os seus benefícios

O Software Público Brasileiro é um tipo específico de software livre que atende às necessidades de modernização da administração pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e é compartilhado sem ônus no Portal do Software Público Brasileiro, resultando na economia de recursos públicos e constituindo um recurso benéfico para a administração pública e para a sociedade.

O que rege o Software Público Brasileiro atualmente é a Portaria N° 46 de 28 de setembro de 2016, que dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento, a disponibilização e o uso do Software Público Brasileiro.

Economia dos Recursos

Para entender a importância da economia em contratações de Tecnologia da Informação (TI), é importante observar que nos últimos anos têm-se verificado um gradual crescimento dos gastos governamentais com TI, destacando-se os realizados pelo governo brasileiro em aquisição e manutenção de software. O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) mostra que o montante anual de gastos da Administração Pública Federal (APF) com a aquisição de softwares teve, entre 2003 e 2009, um aumento de 227%, sendo um aumento de gastos públicos na média anual de 32,43%.

Ao adotar software proprietário, há grande chance de gerar dependência em relação aos fornecedores especializados, que são os únicos com condições de modificar o código daquele sistema contratado. Com isso, ele vai poder cobrar valores mais altos do que seria justo, visto que não há concorrência.

E a respeito da segurança do software público brasileiro?

É complicado dizer se um software é seguro quando não há acesso ao seu código-fonte. O uso do Software Publico Brasileiro elimina esse problema, visto que adota licença GPL. Programas com código aberto atendem ao princípio da transparência e permitem auditoria completa. Torna possível a retirada de trechos duvidosos do código, falhas perigosas ou até mesmo backdoors.

O software publico fomenta o Compartilhamento do Conhecimento de profissionais de tecnologia da informação em todo o Brasil

Na sociedade em rede, baseada em comunicação feita através de computadores, não é possível aceitar que as linguagens usadas nessa comunicação fiquem sob o poder de apenas alguns gigantes. No desenvolvimento de software que apresenta código aberto, como o Software Publico Brasileiro, as inovações são compartilhadas entre todos, permitindo que as melhorias sejam adotadas por qualquer um.

Conheça a gama de Softwares Públicos que já estão disponíveis:


tcn - Tucunaré

 A distro Tucunaré GNU/Linux, antes conhecida como SuiteTelecentro, é uma distribuição baseada no Debian GNU/Linux, customizada para uso nos telecentros brasileiros também.

Foi desenvolvida para facilitar a instalação e configurações do sistema operacional nos telecentros ou em computadores domésticos. Conta com uma vasta quantidade de programas amigáveis que são adaptados para as configurações necessárias para o uso em um telecentro e no dia a dia.

Possui uma arquitetura cliente-servidor, que usa a infraestrutura do projeto LTSP (clientes leves), onde tudo está instalado em um servidor LTSP, que compartilha softwares e aplicações para o cliente LTSP, não sendo necessário o uso de HD, CD-ROM ou DVD nas estações clientes.

O Tucunaré é uma solução madura, em desenvolvimento desde 2003, que contabiliza hoje mais de 600 mil downloads e está em uso em entidades como Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Ministério da Pesca, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas, SERPRO de Campinas, Assentamentos rurais entre outros.


SGA LIVRE - Sistema de Gerenciamento do Atendimento

SGA LIVRE significa Sistema de Gerenciamento do Atendimento, versão Livre. É desenvolvido pela DATAPREV, totalmente baseado em tecnologias de software livre e de código aberto.

Através do SGA é possível gerenciar filas e fluxo de atendimento em quaisquer tipos de empresas ou organizações que prestam serviço de atendimento presencial à pessoas.

O SGA oferece o controle de filas de atendimento através de emissão de senhas e chamada das mesmas através de painéis. As filas de atendimento podem conter um único serviço ou um grupo de serviços. Os painéis podem chamar um, vários ou todos os serviços. Uma unidade de atendimento pode ter vários painéis.

O SGA é mais do que um sistema de controle de filas. Ao gerenciar o fluxo de atendimento, o sistema apresenta uma série de recursos que auxiliam na gerência e administração das unidades de atendimento.


Cacic - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais

O Cacic é um sistema baseado em agentes que é capaz de obter um diagnóstico preciso do parque computacional e fornecer informações de diversos tipos de dispositivos e softwares presentes em um computador.

Como exemplo de levantamento de dados computacionais temos unidades de CDROM, memória RAM, placas de rede, discos rígidos, softwares instalados e outras funcionalidades

Características e principais funcionalidades

  • Suporte a inventário em plataformas Windows e GNU/Linux;
  • Obtenção automatizada de dados e hardware e software;
  • Controle de patrimônio;
  • Alertas relativos às alterações de hardware e inserção de dispositivos USB;
  • Suporte ao controle de licenças;
  • Controle de softwares adquiridos versus inventariados

Koruja

O projeto nasceu devido a necessidade de empresas públicas e privadas em administrar, gerenciar, controlar e auditar configurações em ambientes de TI a partir de um único ponto de vista. Dentro dessa perspectiva surge a ideia de criar um mecanismo de automação de coleta de configuração dos recursos tecnológicos (servidores, roteadores, switches, estações de trabalho, etc.) do ambiente de TI sem utilizar agentes (AgentLess) e integrado às funcionalidades de um ambiente de colaboração Wiki.


Linux Educacional

O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução.


e-Cidade

O e-cidade destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros.

A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério do Planejamento.


Prefeitura Livre

O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo. Sendo um SOFTWARE LIVRE desenvolvido sob um framework estruturado em 3 camadas (MVC), ele pode ser adaptado rapidamente a qualquer nova demanda.


Guarux

A Solução Guarux é uma distro voltada à educação especial ou até mesmo a usuário final, visando, principalmente, a acessibilidade de deficientes visuais e tetraplegia com mecanismos (jogos) próprios voltado ao desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down e TDG - Transtorno Global do Desenvolvimento (destacam-se neste espectro: Autismo, Asperger, Síndrome do cromossomo X, ...). Além disso, contém uma gama de Software's Educacionais e pedagógicos que auxiliam os estudos de crianças, adolescentes, adultos, docentes bem como profissionais na área da saúde que estejam envolvidos com estes temas.


Curupira

Solução corporativa em Software Livre, desenvolvida pela equipe da CAIXA, utilizando código aberto e executado sob o sistema operacional Linux, que permite o gerenciamento dos processos de impressão através da gestão racional dos elevados custos, volumes de impressão, insumos, permissões e eficiência do uso em redes corporativas.


SPED - Sistema de protocolo eletrônico

O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos (SPED) é um sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos.

Em julho de 2007 a Força Aérea Brasileira se interessou em participar do projeto e passou a chamá-lo dentro da aeronáutica de SIGADAER - Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica.

Este nome tem origem nas normas que o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivologia) elaborou chamada SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos). A intenção do projeto é implementar as normas do CONARQ para que o sistema se torne um SIGAD.

Principais Características do Sistema:

* Visa atender às normas do CONARQ;
* Desenvolvido sob arquitetura WEB;
* O sistema foi desenvolvido em parceria com o Exército e Aeronáutica;
* Código fonte do sistema sob domínio do Exército e Aeronáutica;
* Projeto em constante evolução;
* Arquitetura do sistema permite maior simplicidade e uso de poucos recursos de rede;
* Fluxo documental bem definido;
* Sistema parametrizado pela organização;
* Editor de texto próprio com caracteres especiais;
* Tramitação dos documentos digitalmente;


EducatuX

O EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando software livre. O projeto visa a construção de materiais didáticos para professores e alunos do ensino fundamental que auxiliem na integração das aula à tecnologia. Também temos como objetivo a construção de oficinas práticas que serão aplicadas nas escolas tendo como público alvo os professores e pedagogos.


Gsan - Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento

O GSAN é um sistema, desenvolvido com ferramentas de software livre, de Gerência de Operações Comerciais e de Controle da execução de serviços internos, disponível gratuitamente para prestadores dos serviços de saneamento brasileiros e para atendimento de seus usuários.

O GSAN foi criado com o objetivo de elevar o nível de desempenho e de eficiência das empresas de abastecimento de água e coleta de esgotos, e pode ser adaptado a empresas de pequeno, médio e grande portes.


Jaguar

O JAGUAR é um framework Java EE que traz uma arquitetura de software de alto nível, reutilizável e extensível, baseada na integração de dezenas de frameworks de base (matéria prima Open Source), líderes em seus segmentos e aplicando generalizações OO em uma arquitetura MVC2 que resultam em solução com alto nível de abstração, pouco código Java e utilizando recursos como IoC, DI e AOP, de forma natural e padronizada. Além disso, produz aplicações Java EE 5 Full-Complient, incluindo interfaces Web 2.0 com alta usabilidade e aderente aos padrões de mercado.



PW3270

pw3270 é um emulador de terminal 3270 totalmente livre, com recursos avançados e uma interface amigável (elaborada em GTK), comparável às melhores ferramentas do mercado.


SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças

O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle-SIMEC, desenvolvido pelo Ministério da Educação e exemplo de gestão integrada de funções administrativas, será disponibilizado para toda sociedade durante a abertura do Fórum Sulamericano de Líderes de TI de Governo, que ocorre nesta terça-feira na cidade de Brasília.

A solução poderá ser usada por qualquer órgão do setor público, a exemplo do Ministério do Turismo que hoje é um dos usuários do SIMEC. São mais de dez órgãos do governo federal que utilizam a solução.

O SIMEC tem diversos módulos que atendem funções administrativas básicas, com destaque para programação orçamentária, gestão de projetos e planejamento de metas.


SAELE

O SAELE - Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas foi desenvolvido pela UFRGS com o objetivo de disponibilizar esse importante serviço à comunidade universitária. O software foi desenvolvido em linguagem PHP utilizando o PostGresSQL como base de dados para manter seu repositório. Foi concebido sob a plataforma GPL – General Public License, disponível para ser compartilhado, reservado os seus direitos autorais.


Sagu – gestão acadêmica unificada

O SAGU é uma solução livre criada para apoiar o gerenciamento de instituições de Ensino (superior e técnico). Seu funcionamento de forma modularizada, proporciona aos gestores um conjunto de ferramentas que integra e otimiza os processos dos diferentes setores da instituição.


GPWeb

O software gpweb entrega gestão estratégica e gerenciamento de projetos orientados a processos de padrão mundial, adaptados às necessidades da sua organização. Projetado para gerenciar o planejamento estratégico e todo o ciclo de vida de seus projetos, o gpweb fornece soluções construídas sobre poderosa capacidade de colaboração e de fluxos de trabalho.

Leve seus projetos a um novo nível de controle de custos, em particular quando houver necessidade de usar o sistema de contabilidade público

O GPWeb está ajudando milhares de pessoas no Brasil a ter o trabalho feito, melhor e mais rápido.


WebIntegrator - Produtividade Java WEB

Webintegrator é um ambiente de alta produtividade para o desenvolvimento de aplicações Web em plataforma Java, que cria facilidades de uso e acelera o aprendizado técnico dos desenvolvedores. Veja algumas de suas características:

  • Ambiente 100% Web, permitindo o desenvolvimento e a manutenção remotos;
  • Assistentes para a construção de páginas e de código SQL com interfaces simples e de alto nível;
  • Componentes de interface e eventos pré-programados;
  • Definições da aplicação mantidas em arquivo XML (especificação aberta);
  • Geração de código-fonte aberto padronizado;
  • Integração com classes desenvolvidas em Java através de conectores;
  • Geração automática de documentação do projeto;
  • Suporte a Web Services (cliente e servidor).

Fila

No Fila a senha é solicitada pelo usuário através de uma interface simples e intuitiva. Ao apertar o botão capacitivo (como o de alguns elevadores) correspondente à categoria de atendimento desejada, a senha é emitida em impressora térmica com indicações do local, categoria e data/hora.


EdiTom

Para permitir que iniciantes pudessem ter uma ferramenta para criar sons, representá-los em forma gráfica, escrever músicas e  ouvir  efeitos sonoros, era necessário um software voltado  para atender estas facilidades.

Este software de edição de partituras é sem similar mundial. Possui  todas as características de um editor de partitura convencional, acrescido de facilitadores em vários níveis, visando sempre permitir ao iniciante partir de ações reais, para o mundo técnico da música.


i-Educar

O i-Educar é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.


Ases

O Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES) é uma ferramenta que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo.

O ASES tem o propósito de auxiliar a construção de sítios que sejam acessíveis a qualquer pessoa, independente do seu tipo de deficiência e dispositivo de navegação.

O ASES consiste em um sistema computacional avaliador de acessibilidade que extrai o código HTML (url, arquivo ou código fonte) de uma página web e faz a análise do seu conteúdo, fundamentado em um conjunto de diretrizes de acessibilidade, ou seja, faz a análise fundamentada no eMAG.

O ASES é um produto da parceria entre o Departamento de Governo Eletrônico (DGE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O ASES tem como objetivo fornecer instrumentos que viabilizem a adoção de acessibilidade pelos órgãos do governo.


Gepnet - Gepnet

O Sistema Gestor de Escritórios de Projetos (GEPNET) é uma solução corporativa desenvolvida para gerir os escritórios de projetos criados no âmbito da Polícia Federal do Brasil. O aplicativo foi estruturado de maneira simples e intuitiva, de forma a permitir a gestão e o acompanhamento dos projetos na organização bem como o registro individual do ciclo de vida dos projetos com base em uma visão resumida dos processos do guia PMBOK (PMI).

A versão standalone (STD) disponibilizada ao Portal do Software Público Brasileiro (SPB) possui banco de dados independente e login próprio, sem depender de validações ou autorizações externas.

O software GEPNET está registrado para a Polícia Federal junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI sob o nro INPI BR 51 2014 000773-1 e a versão disponível no Portal SPB é ofertada sob os termos da licença GPL2.


VLibras - Suite VLibras

Fruto de parceria entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suite VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Com isso é possível que pessoas surdas possam acessar os conteúdos dessas tecnologias em sua língua natural de comunicação, reduzindo as barreiras de comunicação e acesso à informação.

Os surdos enfrentam bastante dificuldade para ler, escrever e se comunicar na língua oral do seu país. Dessa forma, para tentar reduzir esses problemas, o objetivo da ferramenta computacional de código aberto, denominada VLibras-Desktop, consiste em gerar automaticamente conteúdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), aumentando o grau de acessibilidade das pessoas surdas que utilizam computadores (desktop).

A Suite VLibras é composta pelas ferramentas VLibras-Plugin, VLibras-Desktop, VLibras-Video e WikiLibras. Essas ferramentas possuem, em comum, um núcleo central de desenvolvimento, denominado VLibras-Núcleo, que tem como objetivo concentrar as principais funcionalidades dessas ferramentas.

Nessa suíte, os conteúdos em LIBRAS são gerados a partir da tradução de textos, legendas ou áudio ou em língua portuguesa, e são representados por um agente animado virtual 3D (avatar-3D).

Para a geração desses conteúdos, um Dicionário de LIBRAS foi desenvolvido pela equipe do projeto, juntamente com uma ferramenta Web de construção colaborativa de sinais em LIBRAS, denominada WikiLibras. A proposta do WikiLIBRAS é permitir que colaboradores possam participar do processo de desenvolvimento do Dicionário de LIBRAS através da adição de novos sinais ou da edição dos sinais existentes, tornando o seu desenvolvimento mais produtivo.


OASIS

O OASIS permite o acompanhamento das ações da área de TI como Rede de Computadores, Banco de Dados, Modernização, Desenvolvimento de Sistemas e Sítios, entre outros. O objetivo é acompanhar os projetos desenvolvidos pelas áreas de TI, no que diz respeito ao seu ciclo de vida (solicitação de proposta, execução de proposta, solicitação de manutenção, execução de evolução, histórico, pessoal envolvido, gerenciamento e documentação, demanda e execução de serviços). Com a ferramenta também é possível realizar o acompanhamento gerencial dos tempos e custos, através de métricas, favorecendo a criação de indicadores de desempenho e a consequente melhoria na qualidade das atividades desenvolvidas pelas áreas de TI. Também é possível controlar e acompanhar os contratos com as empresas terceirizadas, incluindo informações do contrato, dos serviços, dos projetos previstos, das infrações e penalidades.


e-Sic Livre

O e-SIC Livre é uma solução voltada para a gestão de atendimento ao público baseado em perguntas e respostas, e visa oferecer aos municípios um serviço de pleno acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI). Mais transparência e informação direta e clara do governo para com o cidadão. Desenvolvido em PHP/MySQL, é totalmente funcional na maioria dos servidores, e possui módulos como: cadastro de organizações e departamentos, requerimentos com protocolo automático, perguntas frequentes, etc..


SGD - SGD - Sistema de Gestão de Demandas

O SGD foi desenvolvido dentro da filosofia de software livre para atender as necessidades da TI, transformando as demandas internas em projetos que são controlados pelo escritório de projetos, melhorando conseqüentemente a qualidade do atendimento do serviço público. Contudo, por sua flexibilidade, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer área, órgão público ou empresa que deseje o efetivo controle de suas demandas. O sistema apesar de empregar técnicas voltadas a orientação de objetos, adoção de linguagem de programação livre e a arquitetura do sistema estruturada em três camadas, tem a preocupação da adoção de padrões abertos, bem como a aderência com a política de software livre do governo federal.


FormDin

O FormDin compõe-se por um conjunto de componentes de software, que proveem uma arquitetura básica para o desenvolvimento de aplicações web baseadas em um menu principal, formulários de entrada de dados e relatórios. A estrutura da aplicação utilizada pelo FormDin é composta por três classes a saber: TApplication, TForm e TPDOConnection. Elas são responsáveis pela implementação do padrão MVC ( Model, View e Controller). A classe TApplication (controller) é a responsável por receber as requisições e executar as ações pertinentes. A classe TForm ( view ) é a responsável pela criação dos formulários de entrada de dados. A classe TPDOConnection (model) é a responsável em recuperar e gravar as informações no banco de dados.


LightBase

O LightBase começou a ser desenvolvido na década de 80 no Brasil sendo pioneiro no modelo documental, possui características únicas não sendo igualado por nenhum software nacional ou estrangeiro.


Mascote do Suporte Ninja
Quanto mais você aprende, mais deve compartilhar porque o conhecimento que você acabou de adquirir, sempre existiu antes de ser revelado a você. Compartilhe e de a chance para mais alguém se beneficiar desse conhecimento.


Continuando...

O LightBase foi totalmente reformulado pela BRLight tendo como base a expertise de seus fundadores adquirida em mais de 30 anos de vivência em tecnologia. Essa nova versão traz todas as boas qualidade das versões anteriores, mais paralelização de processamento das informações, paralelização de indexação, paralelização de conteúdo e outros processos e funcionalidades inéditas que visam melhorar a sua performance, manutenção e usabilidade. Essa nova versão está pronta para comportar novos tipos de indexação como fuzzy, web semântica, relacional entre outras sendo bastante dimensionável.

O LightBase é um banco de dados textual, de modelo documental mas que também guarda os dados de forma relacional e visa em seu âmago a recuperação ágil e fácil de conteúdo, inclusive textos de arquivos (OCR). Possui dados auto contidos o que torna fácil de estender e manter. O LightBase possui módulos separados para indexação, para persistência, para recuperação de conteúdo e todos os seus componentes são baseados em tecnologias livres.


Urbem CNM

O URBEM CNM - Soluções em Gestão Pública - é um software livre desenvolvido de acordo com a demanda dos municípios, tendo por objetivo o aperfeiçoamento da gestão pública, através de uma visão moderna que contemple a eficiência, a economicidade, a agilidade e transparência da gestão municipal. Totalmente orientado à WEB, foi desenvolvido em plataforma de software livre, desde o sistema operacional, o sistema gerenciador de banco de dados e as ferramentas de programação.


Banco de Talentos

O Banco de Talentos foi desenvolvido no intuito de mapear os talentos da Câmara dos Deputados e identificar o potencial humano da Instituição, de modo a facilitar uma análise contínua da evolução funcional, por meio da disponibilização de informações prestadas pelos próprios servidores.

Ele foi elaborado com base em um meta-modelo de dados que permite a sua adequação à realidade das mais diversas organizações.

A Câmara dos Deputados está disponibilizando o Banco de Talentos à comunidade por meio do Portal do Software Público, sem ônus financeiro, visando a sua evolução e a melhor utilização dos recursos públicos.


O e-Nota é um sistema informatizado para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços, visando a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-Nota foi desenvolvido para auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização para gestão das informações pertinentes a emissão de NFe de Serviços.


Sistema de Ouvidoria

A Constituição Federal, em seu artigo 37, determina que a Administração Pública deve obedecer, dentre outros, aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como assegura a participação do cidadão na manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços.

Uma estrutura de ouvidoria possibilita a análise de críticas e sugestões a respeito dos serviços prestados, constituindo um importante instrumento para a solução de problemas, melhoria de processos e procedimentos.


SGCE - Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos

O SGCE (Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos) permite a criação, gestão e validação de certificados eletrônicos para eventos, cursos e outras atividades acadêmicas que requeiram ou ofereçam certificação aos seus participantes, conferindo agilidade e eficiência aliadas à economia de recursos – tudo via web. Com isso, além de um controle bem mais eficaz sobre a emissão e a validação dos documentos, a instituição economiza recursos com a impressão e o envio posterior de cada certificado aos participantes.


Ação

O Ação - Sistema de Acompanhamento de Projetos Sociais foi concebido para informatizar os dados coletados pelos programas sociais, possibilitando o armazenamento, consulta e gerenciamento destes dados.


SGF - Sistema de Gestão de Frotas

Otimização do controle da frota municipal em todos os órgãos da administração pública de Fortaleza em um ambiente único baseado em Software Livre.
O sistema foi elaborado visando a transparência, agilidade no acesso às informações, diminuição dos gastos públicos e a construção de uma alternativa ecologicamente viável ao uso do papel.
Objetivos específicos:
- Sistematizar e controlar todo o processo de abastecimento, utilização da frota, veículos nas oficinas e abastecimento de combustível;
- Reduzir o consumo de papel;
- Reduzir os atrasos no resgate das informações.


SGDoc

O SGDOC é o Sistema GED (Gerenciador Eletrônico de Documentos) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, que coloca à disposição do usuário a imagens digitalizadas de documento, permite trâmite virtual, inserção de comentários e despachos, e controle dos prazos dos mesmos.

O SGDoc permite aos usuários obter informações de forma ágil e segura por meio da internet, permitindo o acesso ao patrimônio documental da instituição de forma a assegurar a informação necessária em tempo real às pessoas permitidas.

A expectativa, dentro do cenário atual, é que este manual seja um instrumento importante no desenvolvimento da atividade de gestão documental, contribuindo para o controle e padronização da informação no ICMBio.


Gnuteca

O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários

O Gnuteca é um software livre, o que significa que o mesmo pode ser copiado, distribuído e modificado livremente é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress).


e-ISS

O e-ISS é um sistema informatizado que visa a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-ISS foi desenvolvido de maneira a auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização.


GGAS

Gestão Comercial de Gás Natural. Possibilita a gestão dos cadastros, da medição, dos contratos, do faturamento (incluindo emissão das NF-e’s), da cobrança, da arrecadação além de disponibilizar dados para a integração com sistemas da área contábil, financeira, operacional e gerencial.


DIM - Dispensação Individualizada de Medicamentos

O software DIM nasceu da necessidade de uma ferramenta capaz de gerenciar a dispensação de medicamentos para municípios com mais de 1.000.000 de habitantes e uma média de mais de 20.000 dispensações por dia. Controlando em cada operação o lote e a validade dos medicamentos disponibilizados aos pacientes e identificando univocamente cada paciente, garantindo desta maneira a rastreabilidade.


Ginga

Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes).


Geplanes

O Geplanes é um software de gestão estratégica elaborado para empresas públicas ou privadas. Ele é utilizado na fase de elaboração do planejamento estratégico e na execução das ações. Fazendo uso do Geplanes é possível gerenciar as medidas, as metas e seus desdobramentos, os indicadores e as anomalias. Através de relatórios, de gráficos e do painel de controle os gerentes, coordenadores, diretores e presidentes têm uma visão dos indicadores e da instituição.


SIVAC - Sistema on-line de Vacinação

O SIVAC é um sistema on-line de vacinação para registrar e monitorar a aplicação de vacinas no país. A partir das aplicações lançadas individualmente, o SIVAC gera dados estatísticos precisos, identifica os indivíduos faltosos e gerencia as campanhas e rotinas de vacinação por imunobiológico. O sistema permite também controlar os estoques de vacinas, analisar as informações das diversas unidades de saúde responsáveis pela aplicação e disponibilizar uma caderneta de vacinação eletrônica.


SNEP

Software de Telecomunicação para Configuração de Centrais Telefônicas PBX IP. Baseado em Asterisk e GNU/Linux o SNEP é capaz de rodar em pequenos hardwares com uma boa performance. Possui diversos recursos de administração que darão flexibilidade, agilidade e produtividade na comunicação de voz das empresas. Pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada negócio. Possui todas as funcionalidades de uma central telefônica de grande porte: Voice mail, gravação, roteamento avançado de ligações, cadeado, ilimitados ramais e muitas outras.


InVesalius

InVesalius é um software público para área de saúde que visa auxiliar o diagnóstico e o planejamento cirúrgico. A partir de imagens em duas dimensões (2D)  obtidas através de equipamentos de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o programa permite criar modelos virtuais em três dimensões (3D) correspondentes às estruturas anatômicas dos pacientes em acompanhamento médico. O software tem demonstrado grande versatilidade e vem contribuindo com diversas áreas dentre as quais medicina, odontologia, veterinária, arqueologia e engenharia.


SISMURPS - Sistema de Monitoramento do Usuário de Proteção Social

No período de 2008 a 2011, com a obtenção de apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, no âmbito do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia do Encomenda Vertical de Projeto de Pesquisa, foi desenvolvido o “Sistema de Monitoramento do Usuário da Rede de Proteção Social”. O referido sistema foi concebido inicialmente para: criar um sistema integrado e compartilhado de informações online com atualizações em tempo real e que possibilita, a partir da adoção do Cartão SUS, a criação do cadastro único de identificação do usuário da rede de proteção social. Contudo, a versatilidade da ferramenta e do projeto realizado possibilita sua utilização em outros municípios, uma vez feitas as adaptações às condições particulares de cada um.


MDArte

O MDArte tem como propósito a criação de um novo referencial de software público, com o uso de tecnologias modernas, redução do custo total dos serviços de tecnologia da informação e da dependência de soluções proprietárias. Estes objetivos serão alcançados através do uso, evolução e disponibilização de uma infra-estrutura MDA (Model Driven Architecture) open source. A aplicação de uma abordagem de arquitetura orientada a modelo (MDA) permite dentre outras vantagens a padronização da arquitetura da aplicação, a aplicação e reuso de melhores práticas de programação e a sincronia entre os modelos que documentam o sistema e a implementação. A evolução do framework será direcionada no sentido de se obter uma infra-estrutura MDA voltada para o desenvolvimento de softwares de governo a ser disponibilizada como software público.


NAVi

O software NAVi é um ambiente virtual web desenvolvido pelo grupo de pesquisa NAVi da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é apoiar a condução das atividades de ensino e facilitar o processo de aprendizagem tanto do ensino presencial como a distância, disponibilizando ferramentas de interação, tarefas e compartilhamento de conteúdos.


Demoiselle

Demoiselle Framework é uma API Java para desenvolvimento de aplicações JEE, criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em 2008 e disponibilizada como software livre em abril de 2009. O Demoiselle Framework surgiu da necessidade do Serpro de:

Padronizar o desenvolvimento de aplicações (com relação a construção de código);
Gerar código reutilizável;
Desenvolver software de forma colaborativa;
Integrar diferentes instituições e tecnologias.

O princípio fundamental do Demoiselle Framework é que a arquitetura de software resolve quatro problemas: ela provê uma estrutura básica para um projeto, indica as tecnologias a serem adotadas, define os padrões de implementação e ajuda nas decisões de projeto.


OpenACS

O Sistema de Arquitetura de Comunidades Aberto (OpenACS) é um framework de desenvolvimento Web para construir aplicações que suportam comunidades virtuais. O OpenACS fornece uma infra-estrutura robusta, construída em cima dos seguindes componentes padrão: a linguagem de programação Tcl, um banco de dados PostgreSQL ou Oracle para armazenar os dados da aplicação, o servidor AOLServer para o serviço HTTP e sistemas operacionais *nix ou Windows. Como outros frameworks modernos, o OpenACS dá suporte a:

  • Sistema de template para separar a lógica da apresentação;
  • Internacionalização para apresentar a interface de acordo com a linguagem do usuário;
  • Um sistema de pacotes modular para criar aplicações dependentes;
  • Um sistema de papéis e permissões;
  • Um repositório de conteúdo (content repository) para armazenar todos os tipos de conteúdo e manter um histórico de versões.

Cortex

Cortex é um framework para desenvolvimento de aplicativos desktop multiplataforma em C++. Ele se baseia na composição de Sinapses (bibliotecas dinâmicas) em tempo de execução e sugere fortemente sua modelagem como serviços em uma Arquitetura Orientada a Serviços. É calcado em princípios SOA, o que não implica necessariamente em web services. Entretanto, já foi implementada uma solução híbrida de serviços web e desktop operando em conjunto, a qual deve ser em breve disponibilizada como parte do framework.
Cortex foi desenvolvido pelo Exército Brasileiro como solução de modularidade para facilitar o reuso e a extensibilidade no contexto do desenvolvimento de uma família de aplicativos voltados para a área de Defesa, tendo sido utilizado com sucesso por aproximadamente dois anos. Entretanto, é uma ferramenta de propósito genérico e não se restringe a este tipo de aplicação.


Cocar

O CONTROLADOR CENTRALIZADO DO AMBIENTE DE REDE ­ COCAR foi desenvolvido pelo DERE com o objetivo de disponibilizar, para todos os escritórios, uma ferramenta para monitoração do tráfego nos circuitos da rede de acesso e fornecer alarmes informativos de queda de performance nestes circuitos com o armazenamento dos dados coletados.


 

CMS - Controle de Marcas e Sinais

O Marcas e Sinais é um software que auxilia o registro e consulta por marcas e sinais utilizados por produtores rurais.

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Bagé, o sistema foi criado a partir da dificuldade de armazenagem e problemas ocasionados pelo manuseio de registros físicos.

O sistema é utilizado através da plataforma web, tornando mais fácil o acesso e sua a atualização.


Citsmart-GRP

A solução Citsmart-GRP é uma plataforma para construção de um “Government Resource Planning”, ou seja, uma solução de ERP para governo (Software de Gestão Pública). A solução é flexível e extensível, permitindo a adição de módulos na plataforma, através de construção colaborativa e incremental.

Este sistema consiste no módulo de Administração de Materiais (Patrimônio, Almoxarifado e Inventário), Administração de Aquisições e Contratos, SIGAD (Gestão de Documentos e Tramitação, bem como indexação), Workflow (Fluxos de Trabalho montados dinamicamente através de interface visual fácil), Gestão de Serviços, Builder (Construção de formulários, funcionalidades e regras de negócio), ESI - Enterprise Service Integration (Módulo de Bus Service que permite integração com sistemas legados, base de dados, filas, arquivos, CSV, planilhas, entre outras várias fontes de dados) e várias outras funcionalidades. Conforme Roadmap Citsmart GRP, estaremos liberando em breve (módulos prontos e em compatibilização) opção para Saúde Pública, Saúde Ocupacional, Odontologia, Agenda/Compromissos Públicos (para autoridades públicas), Ouvidoria, Segurança do Trabalho, Alçadas, Ponto e frequência, Mobile e Serviços públicos de campo.


CAU - Central de Atendimento ao Usuário

O Sistema CAU – Central de Atendimento ao Usuário, da EMBRATUR, foi desenvolvido para ser um ponto único entre o gerenciamento de TI, atividades auxiliares e o usuário, formalizando os processos operacionais, dando transparência e possibilitando que todos os envolvidos no processo tenham o correto entendimento sobre os processos de trabalho.


Guarulhos - Provinha Brasil

A Provinha Brasil, criada em consonância com o objetivo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC, é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental. Ela auxilia professores e gestores escolares, pois atua como um instrumento diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, permitindo a correção e reorientação da aprendizagem em leitura e escrita, melhorando a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecido às crianças. Essa avaliação diferencia-se das demais que vêm sendo realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pois se trata de um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.


Sisau-Saci-Contra

Software de atendimento aos usuários, Sistema de gerenciamento de Portais e de controle de acesso.


Redeca

REDECA é um software voltado para o auxílio na formação de redes sociais de proteção à criança e ao adolescente. Tem como premissa o compartilhamento e a troca de informações em um ambiente, a segurança das informações e a agilidade de comunicação entre os atores de uma rede. Seu nome deriva das palavras REDE e ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).


Siaudi - Sistema de Auditoria

O Sistema de Auditoria Interna – SIAUDI, da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, teve sua gênese na demanda do então Presidente da CONAB Dr. Jacinto Ferreira, em 2005, no sentido de buscar a aderência da Auditoria Interna da Companhia à Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF) do The Institute of Internal Auditors – IIA, referência mundial no segmento da auditoria interna, e às diretrizes operativas emanadas da Controladoria-Geral da União – CGU, na condição de Órgão Central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
A versão 1.0 do sistema SIAUDI foi desenvolvida sob os seguintes princípios: eficiência e foco em resultados; descentralização; delegação de competências; gestão compartilhada; desburocratização; segurança de dados e informações; economicidade; modernidade tecnológica; e eliminação de papel.


Sagui

O SAGUI gerencia todas as estações GNU/Linux. Com ele é possível executar scripts (seqüência de comandos em linguagem de computador) de correção, customização ou coleta de informações de forma centralizada. Através de patches, é possível ainda definir o escopo de aplicação: se em toda a rede ou parte dela. Sua implementação aumentou a produtividade dos Centros de Especialização do Serpro (estruturas ligadas à Superintendência de Tecnologia da Informação, com capacidade para atender tecnicamente qualquer demanda em TIC e suporte às áreas de infra-estrutura)


Xemelê

Este grupo busca compartilhar soluções para fomento da comunicação interativa e dos processos colaborativos utilizando a plataforma Internet. Estamos falando de ferramentas para gerenciamento de sites, blogs, chats, wikis, e também de ambientes para integração de serviços de e-mail, agenda, workflow, etc. Para o código (até o momento) utilizamos HTML, PHP, JavaScript, Jquery, e banco de dados MySql. Entretanto é importante destacar que a comunidade Xemelê busca atender ao público que não domina código, mas ainda assim deseja explorar o potencial de comunicação interativa e colaboração da Internet.


Amadeus

Sistema de gestão de aprendizagem para educação a distância baseado no conceito de blended learning (uma mistura de aulas a distância com presenciais). O Amadeus permite ampliar as experiências para diversas plataformas como Internet, desktop, celulares, PDAs e TV Digital, de forma integrada e consistente, permitindo a execução de novas estratégias de ensino e de aprendizagem orientadas por teorias construtivistas ou sócio-interacionista do desenvolvimento humano.


i3Geo

O i3Geo é um software para internet baseado em um conjunto de outros softwares livres, principalmente o Mapserver. O foco principal é a disponibilização de dados geográficos e ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda.

Desenvolvido inicialmente pelo Ministério do Meio Ambiente, atualmente é mantido principalmente pelo Ministério da Saúde.


Noosfero Gov

Noosfero é uma plataforma web voltado para a criação de redes sociais. Pode ser utilizado na criação de blogs, áreas de discussão, portfólios online, agendas de eventos, etc.

O Noosfero foi usado inicialmente pelo Cirandas.net, em 2012 foi adotado oficialmente pela USP e posteriormente pelo SERPRO. A plataforma integra ferramentas como perfil de pessoas, comunidades e empreendimentos, blogs, portfólios online, CMS para sites, RSS, fóruns, chats, eventos e compartilhamento de ideias em um mesmo sistema, além de funcionalidades providas por plugins.

Lançado em 2009, o Noosfero é também um projeto de software livre, desenvolvido pela Colivre junto com a contribuição de uma comunidade de desenvolvedores/as espalhados/as pelo mundo, que garante o lançamento de novas versões frequentemente.


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works :)


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do aspecto matemático, ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até solicitei uma resposta da ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs"

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs" Samsung confirmou que seus aparelhos "Smart TV" estão ouvindo cada palavra do ambiente, e a ...
Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do Código , que aconteceu ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em mais ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de comandos mais ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável.  O curso online foi desenvolvido ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. A Internet das Coisas (IoT) está ...
Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Hoje ...
Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e até a confeccionar o seu próprio ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das VPNs gratuitas do ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Caixas-Pretas de navios ...
Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional e sem backdoors.  O CIFRA EXTREMA ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e mensurar ...
Leia Mais

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC! Curso completo para quem quer aprender a criar sites utilizando as tecnologias de HTML5 + CSS3 + ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas virtuais ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da linguagem ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é em ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma formação ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de 35 ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que assusta ...
Leia Mais

Pablo The Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...