Otimização de Windows

Otimização de Windows

Otimização do Windows

Mesmo que os computadores sejam rápidos quando os compramos, todos parecem tornar-se mais lentos ao longo do tempo. O PC ultramoderno que comprou no ano passado poderá deixar de parecer tão rápido depois de instalar uma dúzia de programas, carregar as ferramentas anti-spyware e antivírus e transferir todo o tipo de ficheiros da Internet. A deterioração da velocidade poderá suceder de forma gradual, sem que se aperceba, até ao dia em que, ao tentar abrir um programa ou ficheiro, se pergunte: "O que aconteceu ao meu pobre PC?"

Otimização do windows: Eliminar programas que nunca utiliza

Otimização do windows: Eliminar programas que nunca utiliza
Muitos fabricantes de PCs instalam programas nos computadores que não solicitou, e que poderá não querer utilizar. Estes programas incluem muitas vezes edições limitadas e de avaliação de programas que as empresas de software esperam que venha a experimentar e acabe por achar úteis, adquirindo as versões completas ou mais recentes. Se decidir que não pretende utilizar tais programas, manter o software no seu computador poderá torná-lo mais lento, utilizando preciosos recursos de memória, espaço em disco e capacidade de processamento.

Para uma boa otimização é sempre boa ideia desinstalar todos os programas que não planeia utilizar. Os programas a desinstalar deverão incluir tanto software instalado pelo fabricante como software instalado pelo utilizador mas que já não pretenda utilizar, especialmente programas utilitários concebidos para ajudar a otimizar windows, hardware e software do computador. Os programas utilitários, tais como detetores de vírus e ferramentas de limpeza do disco e de cópia de segurança, são muitas vezes executados automaticamente no arranque, mantendo-se em execução em segundo plano sem que dê por isso. Muitos utilizadores nem fazem ideia de que estes programas se encontram em execução.

Se o seu PC for mais antigo, poderá conter programas instalados pelo fabricante em que nunca tenha reparado ou de que já se tenha esquecido. Nunca é tarde para os remover fazer uma otimização e livrar-se da desorganização, recuperando recursos do sistema.

Otimização do windows: Limitar o número de programas ou serviços executados no boot

Otimização de Windows - Limitar o número de programas ou serviços executados no boot
Os desenvolvedores de programas não estão nem ai para o desempenho do seu sistema, eles sempre querem dar exclusividade para o seu trabalho, isso faz com que muitos programas serem automaticamente executados quando o Windows é iniciado. Muitas vezes, os fabricantes de software configuram os seus programas para que sejam abertos em segundo plano, onde a sua execução não se torna visível, (ocupando memória e deixando o seu computador lendo...) Isso poderá ser útil para programas que utiliza com frequência, mas para os programas que raramente utiliza ou que não utiliza de todo, este procedimento desperdiça preciosos recursos de memória, atrasando o arranque do Windows.

Otimização do windows: Decida por si próprio se pretende que os programas sejam executados no boot.

Otimização do windows: Cuidados com o disco rígido

Otimização do Windows - Cuidado com os HDs
A fragmentação faz com que o disco rígido trabalhe mais, podendo tornar o computador mais lento. O Desfragmentador de Disco reorganiza os dados fragmentados, para que o disco rígido possa trabalhar de forma mais eficiente.
Os ficheiros desnecessários ocupam espaço no disco rígido, podendo tornar o computador mais lento. Para uma boa otimização a Limpeza do Disco remove os ficheiros temporários, esvazia a Reciclagem e remove um conjunto de ficheiros de sistema e outros itens que já não sejam necessários.

Otimização do windows: Executar menos programas em simultâneo

Por vezes, a alteração dos seus hábitos informáticos pode ter um grande impacto no desempenho do PC. Se for o tipo de utilizador que gosta de manter muitos programas e janelas do browser abertos ao mesmo tempo no computador, enquanto por exemplo envia mensagens instantâneas aos amigos, não fique surpreendido por o PC ficar lento. A abertura em simultâneo de muitas mensagens de correio eletrónico também pode utilizar muita memória.

Otimização do windows: Procurar vírus, adware, spyware, malwares e rootkits

Otimização do windows: Procurar vírus, adware, spyware, malwares e rootkits
Se o PC estiver lento, (Não precisa formatar!) é possível que se encontre infetado por vírus ou spyware. Este problema não é tão comum como os restantes, mas deve ser considerado. Em vez de se preocupar, analise o PC com programas antivírus e anti-spyware.
Veja nosso post Formatar computador, disco, HD ou o windows para que?

Um sintoma comum de vírus é um desempenho do computador muito inferior ao normal. Outros sinais incluem a apresentação de mensagens inesperadas no PC, a execução automática de programas ou o som do disco rígido a trabalhar constantemente.

O spyware é um tipo de programa, normalmente instalado sem o conhecimento do utilizador, que observa a sua atividade na Internet.
melhor forma de lidar com vírus é impedindo o contágio. Execute sempre software antivírus, mantendo-o atualizado. No entanto, mesmo com estas precauções é possível que o seu PC seja infetado.

Veja mais na nossa pagina de contratos de suporte técnico e manutenção em (Rio Branco, Acre) e veja como nos do Suporte Ninja fazemos a otimização do windows

Veja como são feita a otimização do windows mais detalhadamente na nossa pagina de contratos:
Página de Contratos