Sinais de supercivilizações em 50 galáxias Pesquisa G-HAT da NASA


Um estudo recém-concluído por pesquisadores americanos identificou 50 galáxias que podem conter sinais de uma supercivilização atuando nelas. Contudo, os resultados preliminares não são conclusivos, e é bem possível que as anomalias encontradas sejam meramente fruto de algum processo natural.

Sinais de supercivilizações em 50 galáxias Pesquisa G-HAT da NASA

O trabalho faz parte da pesquisa G-HAT, sigla para Glimpsing Heat from Alien Technologies, ou Detectando Calor de Tecnologias Alienígenas, e será publicado na edição de 15 de abril do “Astrophysical Journal Supplement Series”. Ou seja, é pesquisa séria mesmo, não coisa de maluco.

O estudo foi conduzido com base nos dados do satélite Wise, da Nasa, que fez uma varredura completa do céu em infravermelho, e por ora o resultado é que nenhuma evidência óbvia de uma supercivilização foi encontrada, após uma análise da luz de cerca de 100 mil galáxias.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

Se uma galáxia inteira tivesse sido colonizada por uma civilização espacial avançada, a energia produzida pelas tecnologias daquela civilização seria detectável

“A ideia por trás da nossa pesquisa é que, se uma galáxia inteira tivesse sido colonizada por uma civilização espacial avançada, a energia produzida pelas tecnologias daquela civilização seria detectável em comprimentos de onda do infravermelho médio — exatamente a radiação que o satélite Wise foi projetado para detectar, para outros propósitos astronômicos”, disse, em nota, Jason Wright, astrônomo da Universidade Estadual da Pensilvânia e criador do projeto.

BUSCA INCOMUM POR SINAIS DE SUPERCIVILIZAÇÕES

Talvez pareça estranho procurar sinais de inteligência extraterrestre desse modo, em vez de seguir a linha mais tradicional da pesquisa SETI, que tenta ouvir sinais de rádio de civilizações próximas habitando sistemas planetários em nossa própria galáxia, a Via Láctea. Mas é uma linha de pesquisa sugerida há décadas. Em 1964, o astrofísico russo Nikolai Kardashev propôs que civilizações avançadas pudessem ser classificadas de acordo com seu nível de consumo de energia. As de tipo I seriam aquelas que usufruem do equivalente energético da radiação que chega a seu planeta emanada de seu sol. As de tipo II teriam à sua disposição a energia equivalente à produção toal de sua estrela. Finalmente, as de tipo III teriam energia compatível com a produção em escala galáctica.

O G-HAT buscou exatamente sinais dessas poderosas supercivilizações de tipo III.

A premissa é que a produção de calor combinada das máquinas operadas por essa sociedade e espalhadas por uma galáxia inteira pudessem aparecer como uma anomalia da emissão de infravermelho médio. O grupo começou com 100 milhões de objetos catalogados pelo Wise e então restringiu a análise às 100 mil galáxias que tinham imagens com qualidade suficiente para uma possível detecção.

“Encontramos cerca de 50 galáxias que têm níveis incomumente altos de radiação no infravermelho médio”, afirma Wright. “Nossos estudos subsequentes dessas galáxias poderão revelar se a origem dos resultados vem de processos astronômicos naturais ou se poderiam indicar a presença de uma civilização altamente avançada.”

De toda forma, já está claro que uma supercivilização que use a maior parte da energia produzida pela galáxia (85% ou mais) para seus próprios fins não habita nenhuma das 100 mil estudadas. “Isso é interessante porque essas galáxias têm bilhões de anos, o que é tempo mais que suficiente para que elas ficassem cheias de civilizações alienígenas, caso elas existam”, diz Wright. “Então, ou elas não existem ou não usam energia suficiente para que nós as reconheçamos.”

O objetivo agora é refinar as técnicas de medição para investigar se as 50 galáxias com anomalias no infravermelho médio podem ser resultado de civilizações poderosas para os nossos padrões, mas que ainda não chegaram ao tipo III. A propósito, usando a escala de Kardashev, a humanidade não chegou nem ao tipo I ainda. (Segundo Carl Sagan, seríamos do tipo 0,7, ou algo assim.)

O QUE ISSO QUER DIZER?

Diante da ausência de sinais claros, há quem possa tomar uma rota pessimista e imaginar que supercivilizações não existem porque se auto-destroem antes de chegar nesse estágio. É uma resposta possível. Mas o Mensageiro Sideral prefere pensar que todo o conceito da escala de Kardashev é, em si, meio ultrapassado. Ele vem de uma época em que só se pensava em aumentar o consumo e a oferta de energia, numa escalada incontornável. Hoje a tal civilização 0,7, portanto modesta em termos de dispêndio energético, discute com afinco o conceito de desenvolvimento sustentável, que se resume basicamente a fazer mais com menos.

Claro que a expansão de uma civilização pela galáxia, ainda que ela seja fã desse conceito, exigirá níveis consideráveis de energia — como dizia Scotty, “você não pode mudar as leis da física, capitão!” –, mas ainda assim talvez a demanda não seja tão grande a ponto de levar uma sociedade galáctica a deixar um sinal de sua conta de energia na assinatura de luz de sua galáxia natal para que astrônomos bisbilhoteiros o encontrem.

De toda forma, é sempre divertido ver os cientistas pensando fora da caixinha para responder a essas questões. No fundo, a discussão é sobre nós mesmos e nosso futuro. Pode a humanidade eventualmente se tornar a civilização galáctica da Via Láctea? Estamos condenados à auto-destruição? Ou chegamos tarde para a festa e outra civilização já tomou conta do nosso canto do Universo?

Fonte: Mensageiro Sideral

Todos os direitos a Suporte Ninja Visite nosso Blog: Suporte ninja


<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs"

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs" Samsung confirmou que seus aparelhos "Smart TV" estão ouvindo cada palavra do ...
Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável. O curso ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Curso-Gratuito-HTML5-1

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC! Curso completo para quem quer aprender a criar sites utilizando as tecnologias de HTML5 + CSS3 ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Pablo Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...

17 Resultados

  1. eight tube disse:

    I appreciate you sharing this blog post.Much thanks again. Want more.

  2. Really appreciate you sharing this blog post.Thanks Again. Will read on...

  3. Muchos Gracias for your article.Really looking forward to read more. Much obliged.

  4. Very neat blog. Cool.

  5. seo fiverr disse:

    "Im grateful for the blog.Really thank you! Really Cool."

  6. Thanks for sharing, this is a fantastic blog post.Really looking forward to read more. Awesome.

  7. Wow, great blog article.Really thank you! Fantastic.

  8. Im obliged for the blog.Really thank you! Really Cool.

  9. zapatos disse:

    I really like and appreciate your blog.Thanks Again. Really Cool.

  10. ç¡® disse:

    I really enjoy the blog.Really thank you! Want more.

  11. Very neat article post.Really thank you! Keep writing.

  12. Im grateful for the blog post.Really looking forward to read more. Fantastic.

  13. Thanks-a-mundo for the blog article.Really looking forward to read more.

  14. Jere Krzal disse:

    You are a very bright individual!

  15. Im obliged for the article.Thanks Again. Cool.

  16. Great, thanks for sharing this blog post.Much thanks again. Awesome.

  17. Im grateful for the article post.Really looking forward to read more. Great.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.