Snowden e o que mudou no mundo após suas revelações


Snowden e o que mudou no mundo após suas revelações

Em junho de 2013, Edward Snowden revelou a primeira evidência escandalosa da existência de programas de vigilância em massa em nível mundial. Dois anos depois, a Anistia Internacional analisa como o panorama mudou graças aos documentos publicados pelo ex-agente da NSA

Da Anistia Internacional

Em 5 de junho de 2013, Edward Snowden revelou a primeira evidência escandalosa da existência de programas de vigilância em massa em nível mundial.

Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos mais conteúdos que você venha a gostar!


Continuando...

Snowden e o que mudou no mundo após suas revelações, Dois anos depois, a Anistia Internacional analisa como o panorama mudou graças aos documentos publicados por Snowden.

Graças a Edward Snowden soubemos ou melhor, conseguimos ter a certeza de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) e a Chefatura de Comunicações do governo britânico (GCHQ, na sigla em inglês) estiveram fazendo um acompanhamento da comunicação telefônica e por internet de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Dois anos depois, a Anistia Internacional analisa como o panorama mudou graças aos documentos publicados por Snowden.

1. Sabemos muito mais sobre o que os governos fazem. Por exemplo, sabemos que empresas como Facebook, Google e Microsoft se viram obrigadas a entregar informações de seus clientes por ordens secretas da NSA. E que a NSA gravou, armazenou e analisou os “metadados” de cada uma das chamadas telefônicas e das mensagens de texto enviadas no México, Quênia e Filipinas.

2. Ao adquirir maior consciência, a opinião pública reagiu com uma enorme oposição à vigilância em massa por parte dos governos. Na pesquisa que a Anistia Internacional realizou em 13 países de todos os continentes, descobrimos que 71% das pessoas se opõem firmemente a que seus governos espionem a comunicação telefônica e por internet. Mais de 450 organizações e especialistas de todo o mundo subscreveram alguns princípios “necessários e proporcionais” para aplicar os direitos humanos à vigilância das comunicações. Finalmente, mais de 80.000 pessoas assinaram a petição da Anistia Internacional no mundo todo para que a vigilância em massa seja proibida.

“A dura realidade é que o uso da tecnologia de vigilância em massa realmente suprime completamente o direito à privacidade das comunicações na internet. ” (Ben Emmerson, conselheiro da rainha no Reino Unido e relator especial da ONU sobre assuntos ligados à luta contra o terrorismo e os direitos humanos)

3. Os tribunais declararam ilegais alguns aspectos destes programas. No Reino Unido, o órgão jurídico encarregado de supervisionar os serviços secretos declarou que alguns aspectos do intercâmbio de comunicações interceptadas entre os Estados Unidos e o Reino Unido foram ilegais antes de dezembro de 2014. Nos Estados Unidos, um tribunal de apelação determinou em maio de 2015 que a recopilação indiscriminada dos registros telefônicos nacionais era ilegal.

4. As empresas tecnológicas e os engenheiros de informática estão incorporando elementos de proteção à privacidade nos programas de informática. Várias grandes empresas, entre elas a Apple, Google e Whatsapp, aumentaram a segurança e a criptografia básicas que oferecem a seus clientes. Diante da maior pressão exercida pelos consumidores, este setor se viu forçado a ampliar seu conceito de proteção à privacidade dos usuários e usuárias.

 5. Peritos e peritas mundiais se pronunciaram contra o status quo. Alguns organismos internacionais advertiram que a vigilância em massa pressupõe uma ameaça para nossos direitos. O perito da ONU na luta contra o "terrorismo" e os direitos humanos afirmou: “A dura realidade é que o uso da tecnologia de vigilância em massa realmente suprime completamente o direito à privacidade das comunicações na internet”. E mais, depois de ignorar o tema da privacidade durante décadas, a ONU criou a figura nova do vigilante da privacidade, o relator especial. Este perito se concentrará em temas de privacidade, inclusive a segurança, dentro e fora da internet.

6. As empresas enfrentam os governos. Por exemplo, dez das maiores empresas tecnológicas do mundo, entre elas Apple, Facebook, Google, Microsoft, Twitter e Yahoo, lançaram uma campanha pedindo o fim da recopilação indiscriminada de dados pessoais.

 Mais info: Uma campanha corre na internet “https://www.youbetrayedus.org/”, indicando que a Apple, a Microsoft, a Symantec, a Adobe, a Oracle (e várias outras...) criaram “lobby” no Congresso norte-americano para aprovação do CISA (Cybersecurity Information Sharing Act – Lei de Compartilhamento de Informações de Cybersegurança).

7. Um controle mais estreito das leis que regulam a vigilância em massa. No Reino Unido, uma comissão governamental pediu uma revisão das leis que regulam as agências de inteligência para que todo o processo se torne mais transparente. Nos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes aprovou a Lei da Liberdade, que pretende terminar com a recopilação em massa de registros telefônicos por parte do governo.

Mas… até o momento, os governos fizeram pouco para desmantelar os programas de vigilância em massa. Muitos aspectos da vigilância dos Estados Unidos, como a vigilância em massa de milhões de pessoas fora do país, continuam sem estar suficientemente regulados e não se presta contas por isso. Em 2014, o governo britânico ampliou suas competências para guardar dados das comunicações pessoais e prevê ampliar a legislação sobre vigilância. Este ano também foi proposta a ampliação das faculdades de vigilância na França, Paquistão e Suíça. Também se espera o surgimento, em breve, de uma nova lei de Inteligência nos Países Baixos.

<


Curta Suporte Ninja no Facebook


Entre no Grupo do Suporte Ninja no Facebook:






O Suporte Ninja disponibiliza espaço no site para que qualquer pessoa que queira contribuir com nosso ideal de produzir, coletar e divulgar informação tentando disponibilizar de forma gratuita material complementar para uma melhor formação profissional em TI, buscamos uma maior conscientização sobre tecnologias sustentáveis além de fornecer dicas que possam otimizar a experiência online dos usuários, seja na produtividade ou na segurança da informação.


No Suporte Ninja procuramos nos manter em um ponto de vista neutro e buscamos respeitar a diversidade de opiniões, todas as informações acima são de responsabilidade do autor e suas fontes, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Mascote do Suporte Ninja
Se gostou da nossa iniciativa comente, curta ou compartilhe! Esse estímulo é muito importante para a nossa equipe e reflete diretamente na possibilidade de trazermos maisconteúdos que você venha a gostar!

Esperamos que tenha sido útil...

Se encontrar algo errado com o site não esqueça que o Site é nosso... <br> Se você quiser perguntar ou sugerir algo para nossa equipe use este link! ou Clique aqui para enviar sua postagem:


Começe a testar Grátis as ferramentas em nuvem do Google
Teste o Google Apps For Work com os cupons do Suporte Ninja e garanta um desconto de $10 Dólares para comprar no Google For Work…

"AE3NNJ6KXTHJ6V" & "6W7NGXXAV7JNVC"


Ou use o  CUPON de desconto do Suporte Ninja T3HJ6JDJKCLRRQH e você vai ganhar um desconto de 20% no Google For Works 🙂


Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes

Quebrando criptografia através das Paredes Este artigo demonstra ao público em geral que existem formas de ataque que podem ser feitas aos algoritmos criptográficos que fogem do ...
Leia Mais
Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Windows 10 te espiona mesmo desabilitando a telemetria

Há algum tempo atrás postei em nosso grupo do Linked-IN (Criptografia Brasil) vários artigos sobre o fato do Windows 10 espionar dados de usuário - e até Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs"

Samsung avisa aos clientes para não falarem informações pessoais em frente às suas "Smart TVs" Samsung confirmou que seus aparelhos "Smart TV" estão ouvindo cada palavra do ...
Leia Mais
Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza aulas de programação de graça

Microsoft disponibiliza cursos de programação de graça A Microsoft disponibilizou as aulas no site com todo o conteúdo das aulas de programação dos cursos oferecidos na Semana do ...
Leia Mais
Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Rússia quer banir o Windows para incentivar mercado de software local

Uma decisão bastante controversa, mas ao mesmo tempo totalmente esperada, pode acabar entrando em vigor na Rússia pelas mãos do consultor nacional para a internet German Klimenko. Em ...
Leia Mais
Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Como fazer uma limpeza profunda em sistemas Debian e derivados

Muitos usuários do sistema operacional Linux e até Admins de distros voltadas para servidores acreditam que a manutenção do linux se baseia apenas em alguns apt-gets update e upgrades durante ...
Leia Mais
100 comandos importantes do Linux

100 comandos importantes do Linux

Resumo de 100 Comandos Importantes Linux Veja neste artigo uma lista dos comandos mais importantes do linux e uma breve explicação de cada um deles. Lista de ...
Leia Mais
ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis

ONU reabre inscrições para curso técnico gratuito em energias renováveis A formação permite que os alunos sejam capazes de desenvolver projetos de energia renovável. O curso ...
Leia Mais
Sua Smart TV pode estar risco de segurança

Sua Smart TV pode estar risco de segurança

As Smart-TV´s rodando o sistema operacional Android fornecem funcionalidades adicionais aos usuários, além de TVs normais, mas também criam um risco de segurança, conforme a Trend Micro revela. Leia Mais
Os melhores Apps de Smartphone para aprender programação

Os melhores Apps de Smartphone para aprender a programar

A partir de agora use o seu tempo livre no ônibus, faculdade ou ate mesmo em seu trabalho para aprender novas linguagens. Chega de conversa e vamos lá. Leia Mais
Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

Os 2 Melhores Cursos gratuitos de Arduino

O Suporte Ninja encontrou dois ótimos cursos gratuitos de Arduino (O curso de Android do Laboratório de Garagem e o curso da Pictronics onde você aprende mais sobre eletrônica e ...
Leia Mais
74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos como iriam diferenciar uma VPN boa de uma Maliciosa?

74% dos internautas não sabem diferenciar arquivos maliciosos 74% dos internautas não sabem detectar arquivos potencialmente maliciosos de arquivos confiáveis, vamos explicar com calma a polemica das ...
Leia Mais
Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas?

Caixas-Pretas de navios e aviões podem ser Hackeadas

As caixas-pretas utilizadas para registro de dados em navios e aviões possuem diversas vulnerabilidades que permitem um atacante modificar ou apagar os dados presentes nestes dispositivos Leia Mais
Conheça CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

CIFRA EXTREMA: Um criptografador realmente seguro e 100% nacional

Conheça a alternativa brasileira do mundo da criptografia que esta dando um banho nos concorrentes internacionais, CIFRA EXTREMA criptografador realmente seguro e 100% nacional: Algoritmo 100% nacional ...
Leia Mais
Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Minicurso de Google Analytics com certificado Gratuito

Curso online com certificado 100% grátis: O guia completo do Google Analytics Princípios básicos e avançados para se medir e gerar resultados. Entenda a importância de conhecer e ...
Leia Mais
Curso-Gratuito-HTML5-1

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC

Curso de HTML5 – Grátis, Completo e Com Certificado reconhecido pelo MEC! Curso completo para quem quer aprender a criar sites utilizando as tecnologias de HTML5 + CSS3 ...
Leia Mais
Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Tablets com malware instalado de fábrica na Amazon e outras lojas...

Cheetah Mobile, uma empresa de segurança para dispositivos móveis, mostrou nesta semana que pelo menos 30 marcas diferentes de tablets com Android vendidos na Amazon e outras lojas ...
Leia Mais
Video Aula - Curso Completo de programação em C

Video Aula - Curso de Introdução a programação em C

Video Aula - Curso Introdução a programação em C: Se você conhece alguma coisa de programação, já deve ter ouvido falar na linguagem C. As principais características da ...
Leia Mais
Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação.

Curso gratuito de Python para Profissionais de Segurança da Informação. Não é necessário saber Python a partir de um nível de completo conhecimento linguagem de programação. (Curso é ...
Leia Mais
Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Cursos Gratuitos de (HTML, C#, Java e Android) para iniciantes

Formação Programação para iniciantes (HTML, C#, Java e Android) gratuita. Você que está iniciando no mundo de desenvolvimento e não sabe qual área irá iniciar, o DevMedia desenvolveu uma ...
Leia Mais
Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

Curso gratuito de C ++ e com certificado de Desenvolvimento Orientado a Objeto

O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C ++, Curso gratuito e com certificado de C ++ de ...
Leia Mais
Starbug afirma e prova: Biometria é falha

Starbug afirma e prova: Biometria é falha

A coisa soa meio maluca, mas em tratando-se de Starbug, eu não riria... Starbug é o pseudônimo de Jan Krissler, um camarada prá lá de excêntrico, mas que ...
Leia Mais

Pablo Roots

Usuário de MS-DOS e Windows 3.11, profissional de Suporte desde 1999, autodidata e entusiasta da cultura Hacker, Pesquisador autônomo da Segurança da Informação além de amante da Shell Unix. [email protected] ~$ sudo su - [email protected] ~# find / -iname corrupção -exec rm -rfv {} \+

Você pode gostar...